Book Appointment Now
Café é diurético? Entenda suas particularidades no funcionamento do sistema geniturinário
Café é diurético? – De antemão, existe muita confusão e polêmica a respeito das propriedades do café para a saúde. Alguns consideram ele um produto extremamente saudáveis, enquanto outros dizem que ele faz mal.
Logo, é importante conhecer um pouco mais a fundo os seus efeitos no organismo. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se é verdade que o café é diurético e como ele pode afetar a saúde.
Muitas bebidas são consideradas produtos diuréticos, e nem sempre são prejudiciais por causa disso. O problema é que o café em específico apresenta múltiplas propriedades, o que deixa muita dúvida sobre se ele realmente tem ação diurética, ou se seu efeito é contrário a essa.
Mas independentemente de qual seja o caso, é preciso saber qual deles procede para ter mais cuidado ao consumir a bebida.
O café é diurético mesmo ou não?
À primeira vista, como o café precisa ser coado, boa parte de sua composição final é água. E a água obviamente é o principal composto diurético que consumimos no dia a dia.
Entretanto, o que de fato nos permite dizer que o café é diurético não é apenas a água, mas também a cafeína. Por incrível que pareça, ela possui uma pequeno efeito de diurese no nosso organismo, potencializando a ação da água.
Mas talvez você esteja pensando, o fato de que o café é diurético significa algo bom ou ruim? Bem, isso depende da quantidade consumida.
Com moderação, o efeito diurético é importante para manter a saúde do sistema renal e para eliminar líquidos excessivos do corpo. Mas em excesso, o café leva a desidratação e pode representar um risco para o funcionamento e saúde renal.
Quais são os efeitos benéficos do café?
Tendo em mente essa dualidade nessa questão de que o café é diurético, precisamos melhor os riscos e vantagens que ele oferece. Sendo assim, começando pelos benefícios do café, podemos citar os seguintes:
- É antioxidante: o café é não só uma bebida diurética, como também é antioxidante. Isso significa que ele consegue combater os radicais livres do organismo, que por sua vez são causadores de problemas graves, como doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.
- Mantém o fígado e vesícula protegidos: acredita-se que o consumo regular de café reforça as proteções da vesícula biliar e do fígado contra o desenvolvimento de problemas como a esteatose hepática e cálculos.
- Aumenta a disposição: não tem como falarmos do café sem comentarmos da capacidade dele em elevar a nossa energia durante o dia a dia. A bebida é ótima para combater o cansaço físico e mental nesse aspecto.
E quais os riscos do consumo do café?
Por fim, os grandes problemas dessa bebida para a saúde não estão relacionados com o fato de que o café é diurético, e sim com a presença da cafeína e outros compostos que, em excesso, deixam de serem benéficos. A cafeína em específico pode afetar a nossa saúde psicológica e nervosa em diversos aspectos. Mas no geral, os principais riscos do consumo frequente e excessivo do café são:
- Sensação de tonturas
- Elevação da pressão arterial
- Piora problemas gastrointestinais
- Insônia e queda na qualidade do sono
- Perda de cálcio na estrutura óssea
- Causa agitação e ansiedade
- Mudanças no humor como um todo
Leia mais: