Carne moída é remoso? Fique atento para evitar problemas no consumo

Alimentos remosos podem ser bastante prejudiciais para a nossa saúde

A princípio, existe bastante confusão sobre quais carnes são consideradas remosos e quais não são. As carnes vermelhas costumam entrar no grupo de remosos, enquanto as brancas não. Mas no caso das carnes vermelhas, existem importante exceções. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a carne moída é remoso, e qual a forma mais saudável de prepará-la.

Uma das grandes vantagens da carne moída é que ela combina com inúmeros temperos e acompanhamentos. Com isso, não faltam formas para deixá-la bem saborosa. Entretanto, o tipo de carne utilizada para fazer a carne moída varia muito. Existem carnes moídas bovinas e suínas, e o corte delas varia com a preferência de cada pessoa. Ou seja, as propriedades da carne moída variam muito.

O que é um alimento remoso de fato?

Só podemos entender se a carne moída é remoso se antes aprendermos o que são os alimentos remosos. Basicamente, as comidas que fazer parte desse grupo são consideradas inflamatórias para o organismo. E por serem inflamatórias, podem favorecer o desenvolvimento de doenças como a gastrite, hepatite e gastroenterite. Elas também costumam estar relacionadas à problemas de cicatrização na pele.

Mas ainda mais importante que isso é saber o que faz um alimento ser remoso. Se eles são inflamatórios, então a presença de compostos inflamatórios contribui para que uma comida seja remoso. Mas quais compostos são esses? Bem, os principais exemplos são as gorduras, açúcar, sal e óleos refinados. Por isso é tão comum os embutidos, doces e alimentos industrializados serem considerados remosos.

Leia mais: A rabada é remoso? Entenda quais carnes podem entrar nessa categoria

A carne moída é remoso mesmo ou não?

Conforme fora dito, a carne moída pode ser feita com diferentes tipos de carnes e cortes, cujas as propriedades se diferem bastante. As carnes vermelhas no geral, por exemplo, costumam ter mais gorduras que as carnes brancas. Logo, elas tendem a ser remosos com maior frequência. Mas na prática não é tão simples assim, e para dizermos se a carne moída é remoso ou não, precisamos considerar outros fatores.

Dentre as carnes vermelhas, as suínas na grande maioria das vezes são mais ricas em gorduras do que as bovinas. Contudo, cortes do porco como o filé mignon e lagarto podem ser menos gordurosos que a picanha do boi, por exemplo. Ou seja, a carne moída é remoso sim em alguns casos, mas isso vai depender da sua preferência e escolha de corte e tipo de carne.

Como preparar a carne moída de forma saudável?

Como o sal e gorduras são considerados inflamatórios, preparos da carne moída que levam muito sal ou que são adicionados de gorduras farão com que ela seja remoso. Quanto a carne em si, agora que você sabe a diferença que os cortes podem fazer, vale a pena saber quais deles possuem menos gorduras, e que portanto não são remosos. Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais exemplos, que vale tanto para carne suína quanto bovina:

  • Coxão duro
  • Patinho
  • Lombo
  • Coxão mole
  • Maminha

Leia mais: Mocotó é remoso? Saiba como ele pode afetar a saúde em momentos mais delicados

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação