Carne moída tem novas regras para venda: saiba agora no SaúdeLAB

As mudanças visam proteger o consumidor final e garantir a qualidade do alimento livre de danos à saúde

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu novas regras para a venda de carne moída, elas já estão valendo desde o dia 1º de novembro de 2022. Confira a notícia aqui no SaúdeLAB e fique de olho para não ser enganado sobre a procedência e qualidade do alimento, de maneira que sua saúde fique protegida.

Critérios de venda para carne moída

Os brasileiros, em particular, são consumidores assíduos da carne moída. E para garantir o consumo do alimento sem riscos para a saúde, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu novas regras para a venda e as informações já estão disponíveis para ajustes dos fornecedores.

Segundo o Mapa, a decisão vale para estabelecimentos e indústrias que fornecem carne moída, e não se aplica a supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

As carnes deverão conter informações precisas de seu teor, ficando proibido misturas de raspagens de ossos advindas de quaisquer processos mecânicos.

Aliás, para os representantes do Mapa, “é ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”.

Garantia do produto

As orientações são criteriosas para produção, armazenamento e transporte. Fica proibido o uso de qualquer outro ingrediente que não seja a carne em sua composição. Todos esses cuidados são para que o consumidor final tenha transparência na compra do produto e não seja lesado em momento algum. Ademais, o rótulo na embalagem segue o padrão com as normativas da listagem na embalagem.

Agora, resta aguardar o período de ajustes dos estabelecimentos industriais e fornecedores, que é de um ano a partir do 1º de novembro, como fora informado anteriormente, para se organizarem no cumprimento das novas normas de venda da carne moída no país.

Fonte: Agência do Brasil

Leia também: Como avaliar o rótulo dos alimentos corretamente? Confira dicas da Nutricionista!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação