Carqueja é boa para o fígado? Entenda como que atua no seu corpo

Conheça melhor as propriedades que a carqueja oferece para a nossa saúde

Se você já tem o costume de tomar chás, então provavelmente já ouviu falar da carqueja. Essa planta é amplamente conhecida por suas propriedades para a saúde, e principalmente pelos seus benefícios para o fígado. Mas será que as promessas dessa planta são realmente verdadeiras. Venha com o SaúdeLab e entenda se a carqueja é boa para o fígado mesmo, e quais realmente são seus benefícios para a saúde.

De antemão, precisamos ter muito cuidado com todo tipo de alimento que é vendido como uma solução para problemas de saúde. No da carqueja, é dito que o seu uso pode melhorar a saúde do fígado, e até mesmo ajudar no combate de doenças hepáticas. Porém é importante conhecer as verdadeiras propriedades dela para ter certeza de que seu consumo é seguro.

Principais propriedades da carqueja

Primeiramente, o termo carqueja se refere ao nome popular de uma planta chamada Baccharis trimera, que cresce com facilidade em quase todo tipo de terreno. Dentre suas inúmeras propriedades, vale citar que a carqueja é hipoglicemiante, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, e digestiva. Dito isso, confira alguns dos benefícios que a planta pode oferecer para a nossa saúde:

  • Melhora o processo de digestão de alimentos
  • Combate os radicais livres do organismo
  • Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue
  • Combate doenças inflamatórias
  • Fortalece a imunidade como um todo

Veja também: Chá de carqueja trata gastrite e muito mais; veja 10 benefícios para a sua saúde

A carqueja é boa para o fígado ou não?

Agora que você conhece algumas de suas propriedades, fica mais fácil de entender se a carqueja é boa para o fígado de fato. No caso, é preciso salientar que o fígado está diretamente ligado com a digestão de gorduras. Por isso que o consumo excessivo de gorduras pode levar à esteatose hepática. Felizmente, a ação anti-inflamatória da planta, em conjunto com outras de suas propriedades, ajuda justamente nessa questão.

A carqueja possui a capacidade reduzir o colesterol e triglicerídeos tanto do organismo quanto do próprio fígado. Isso ajuda a controlar essa doença e promover uma melhor saúde do órgão. Ademais, a planta também ajuda na eliminação de toxinas, que favorece o funcionamento do fígado e do sistema renal. Ou seja, a carqueja é boa para o fígado sim, e inclusive pode ser usado como um tratamento complementar da esteatose hepática. Mas, claro que fundamental conversar com seu médico sobre o uso deste e outros chás na sua condição.

Contraindicações para o uso da carqueja

Tendo em mente todos esses benefícios, e sabendo que a carqueja é boa para o fígado, você já deve estar pensando em incluir ela na sua rotina. Mas antes de fazer isso, é preciso ver quais são as contraindicações dela, já que infelizmente existem algumas.

Por ser hipoglicemiante, diabéticos que fazem uso da insulina regularmente devem ficar atentos com a bebida para não reduzir demais os níveis de glicose. O mesmo vale para pessoas que sofre de gastrite, pois a carqueja aumenta a produção de suco gástrico no estômago. Por fim, a planta também precisa ser completamente evitada por gestante, que podem sofrer de problemas renais e gestacionais caso venham à consumir.

Leia mais: Orégano faz mal para o fígado? Entenda como ele age no organismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação