Polvilho faz mal para diabetes? Saiba como ele afeta a glicemia do sangue

Apesar de ser muito usado no Brasil, poucos conhecem as propriedades do polvilho

A princípio, as farinhas no geral costumam ser um pesadelo para quem sofre de diabetes. Algumas são extremamente prejudiciais, sendo necessário ficar atento com as qualidades delas antes de consumir. O polvilho, por exemplo, é uma espécie de farinha a qual muitos desconhecem seus efeitos na diabetes. Portanto o SaúdeLab vai te ensinar se o polvilho faz mal para a diabetes, e como ele afeta a glicemia do sangue.

Talvez o polvilho não seja tão versátil quanto outros tipos de farinha, mas existem muitos pratos que simplesmente não podem ser feitos sem ele. Os biscoitos de polvilho, por exemplo, são muito saborosos e macios graças a esse ingrediente. Não é a toa que ele é tão popular em todo o Brasil. Contudo, poucas pessoas se perguntam sobre as qualidades nutricionais do biscoito de polvilho antes de consumir ele.

Características gerais do polvilho

De maneira geral, o polvilho é um produto extraído a partir da mandioca, especificamente da goma que ela produz. No caso, para obter essa goma, a mandioca precisa muito bem amassada, a fim de formar um substrato a base a amido. Depois de extrair essa goma, ela é moída e submetida à um processo de desidratação, etapa em que o polvilho como conhecemos fica pronto.

Se você costuma usar o polvilho em casa, então você provavelmente já sabe que existem dois tipos diferentes, sendo eles o polvilho azedo e o doce. A goma da mandioca é produzida da mesma forma em ambos os tipos. Mas no polvilho azedo, ela precisa fermentar por alguns dias antes de ser desidratada e moída. Isso diferencia muito o sabor dos polvilhos, o que por sua vez confere formas de uso diferentes para eles

Leia mais: Polvilho é low carb? Pode ou NÃO pode na dieta? Veja tudo na Tabela de Alimentos

Polvilho: carboidratos e índice glicêmico

Para saber se o biscoito de polvilho faz mal para diabetes, é preciso conhecer os efeitos que o seu principal ingrediente tem nessa condição de saúde. Conforme fora dito, o polvilho é feito a partir da goma de mandioca. Infelizmente, a mandioca por sua vez é um ingrediente que não só contém uma grande quantidade de carboidratos, como também tem alto índice glicêmico.

Essas características da mandioca são passadas para o polvilho; Ou seja, o consumo de alimentos a base de polvilho podem elevar muito os níveis de glicose no sangue. E graças ao índice glicêmico, essa elevação ocorre em muito pouco tempo, o que agrava ainda mais os efeitos na diabetes. Portanto, a partir disso, é possível afirmar que o polvilho faz mal para diabetes de fato.

Portanto, o diabético precisa reduzir o consumo de polvilho para evitar problemas em sua glicemia.

Veja mais: Pão de queijo é remoso? Descubra se esse alimento pode fazer mal para você

Então o biscoito de polvilho faz mal para diabetes?

Como ele possui o polvilho como principal ingrediente, infelizmente o biscoito de polvilho faz mal para diabetes. Inclusive, o leite costuma ser outro ingrediente nessa receita, e ele também é uma fonte considerável de carboidratos para o nosso organismo. Ou seja, o problema dos biscoitos não está apenas no polvilho.

Por outro lado, apesar de todas essas características, você não precisa proibir o consumo dos biscoitos de polvilho na sua dieta. Você só precisa ter certeza de que sua diabetes está bem controlada, e conciliar os carboidratos deles com os carboidratos totais que você pode consumir no dia a dia.

Leia mais: Tapioca faz mal para diabetes? Saiba qual a melhor forma de consumir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação