Chá de carqueja trata gastrite e muito mais; veja 10 benefícios para a sua saúde

Confira como inserir o chá de carqueja na sua rotina diária e não se espante com os resultados

Conhecida popularmente no Brasil, a carqueja é uma planta rasteira que cresce em forma de hastes, oriunda da América do Sul. Seu uso se naturalizou em muitas regiões, devido aos benefícios que ela traz ao organismo. Porém, você sabe quais são eles e a forma correta de tomar o chá? Confira hoje no SaúdeLab!

Caso você não encontre a carqueja em sua região, saiba que ela é vendida em lojas de produtos naturais e até em algumas farmácias de manipulação, no formato de folhas secas. Assim, ela é geralmente procurada pelas suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Entretanto, existem ainda contraindicações às quais você deve estar atento. Confira!

Porque tomar o chá de carqueja? Confira os benefícios

A carqueja oferece muitos benefícios à saúde. Todavia, é importante salientar que seu uso deve ser feito com a orientação de um profissional da saúde, de modo que você possa aproveitar melhor e de maneira segura as propriedades dessa planta. Assim, confira agora os benefícios que a ingestão do chá pode trazer para a sua saúde. Ademais, fique de olho nas contraindicações e veja quem não pode consumir a bebida!

Carqueja
Chá de carqueja: descubra seus benefícios. Foto: Canva PRO

Os 10 benefícios da carqueja

1. Combate inflamações

A carqueja é rica em flavonoides que atuam como anti-inflamatórios potentes, podendo, assim, auxiliar no tratamento de casos de amigdalite, úlceras e até gastroenterites.

2. Auxilia no tratamento de casos de gastrite

Os flavonoides presentes na carqueja ainda ajudam a controlar os ácidos do estômago, favorecendo o tratamento contra a gastrite. Da mesma forma, suas propriedades anti-inflamatórias reduzem os danos nas células do estômago, auxiliando no controle de disfunções como a azia.

3. Elimina vermes intestinais

A carqueja possui um óleo essencial natural em suas folhas, as quais, quando infusionadas e tomadas na forma de chá, têm o poder de paralisar e matar alguns vermes intestinais, como o parasita causador da esquistossomose, por exemplo.

4. Auxilia na perda de peso

Os flavonoides e os ácidos clorogênico e cafeico presentes na carqueja possuem propriedades diuréticas, que auxiliam na eliminação de líquidos que podem causar excesso de peso, do mesmo modo, a planta ainda oferece o efeito termogênico, acelerando o metabolismo e a queima de gordura.

5. Protege o fígado

Por causa de suas propriedades antioxidantes, a carqueja diminui o acúmulo de gordura no fígado, além de estimular a produção de células hepáticas saudáveis.

6. Diminui o colesterol do sangue

A carqueja possui saponinas, que reduzem a absorção de gordura no sangue e intestino, aumentando também a eliminação do colesterol ruim através das fezes.

7. Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes presentes no chá de carqueja fortalecem o sistema imunológico do organismo, ajudando, assim, na prevenção de doenças como gripes e resfriados.

8. Combate a retenção de líquidos

O efeito diurético da carqueja atua estimulando a eliminação de líquidos através da urina, combatendo, assim, a retenção destes no corpo.

9. Controla a pressão arterial

O efeito diurético da carqueja também faz com que o volume de líquidos nos vasos sanguíneos diminua, reduzindo, então, o esforço que o coração faz para bombear o sangue. Dessa forma, o chá da planta auxilia no controle da pressão arterial.

10. Atua no controle da glicemia

Alguns flavonoides presentes na composição da carqueja, como a apigenina, a luteolina e a quercetina atuam regulando os níveis de glicose no sangue. Desse modo, o chá pode se tornar um aliado do tratamento de pessoas com diabetes.

Como fazer o chá de carqueja

Ingredientes

  • 500ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de hastes de carqueja.

Modo de preparo

Adicione as hastes de carqueja em um recipiente com água previamente fervida e deixe-as descansando ali por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a mistura. O chá deve ser tomado 2 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do chá de carqueja estão associados ao consumo excessivo. Assim, ela pode causar intoxicação e aumento da hipoglicemia em diabéticos, caso seu uso seja exagerado. De igual maneira, por possuir efeito abortivo, o chá não deve ser tomado por mulheres que estejam planejando uma gravidez.

Quem não deve usar

O chá de carqueja deve ser evitado por crianças e mulheres grávidas e lactantes, além daquelas que desejam engravidar. Além disso, o consumo por pessoas diabéticas deve ser controlado por um médico, já que a planta pode aumentar o efeito dos medicamentos que estão sendo tomados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação