Book Appointment Now
Carqueja é bom para o fígado? Entenda seus efeitos e evite problemas
Será que a carqueja é bom para o fígado? Quem conhece a carqueja sabe que ela é uma planta medicinal recheada de propriedades. E assim como é para toda planta do tipo, é preciso conhecer essas propriedades antes de experimentá-las.
No caso da carqueja, é dito que elas conseguem afetar diretamente a saúde do fígado. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se usar carqueja é bom para o fígado e quais os principais benefícios dela.
De antemão, o fígado é um dos órgãos que mais são impactados pelo o que consumimos no dia a dia. Afinal, ele é responsável por metabolizar incontáveis substâncias. Consequentemente, o uso de ervas medicinais, que são produtos carregados de diferentes compostos, pode ser tanto benéfico quanto prejudicial para o órgão. Resta saber onde a carqueja se encaixa nessa relação.
Carqueja é bom para o fígado mesmo?
Em suma, para responder essa questão, precisamos focar em apenas um dos nutrientes da carquejam que são os seus antioxidantes. É graças a eles que o uso da carqueja é bom para o fígado.
Isso porque eles protegem o fígado contra o acúmulo de gorduras. Com isso, a planta consegue diminuir os riscos de doenças como a esteatose hepática, popularmente chamada de gordura no fígado.
Entretanto, as funções protetoras dos antioxidantes não se limitam apenas à redução de gorduras no fígado. Na realidade a principal ação de um composto antioxidante é combater os radicais livres do organismo.
Estes são capazes de danificar células hepáticas. Logo, tomar carqueja é bom para o fígado pois promove a saúde e as atividades das células do órgão.
Agora, se você está pensando em tomar carqueja para tratar problemas hepáticos, saiba que ela não vai interferir no melhora ou piora do quadro. Ou seja, a carqueja é bom para o fígado saudável, protegendo ele ainda mais.
Outros benefícios da carqueja para a saúde
- Ajuda no emagrecimento: um dos compostos da carqueja que tem ação antioxidante são os flavonoides. Estes também agem como diurético no nosso corpo. Quando combinados ao ácido cafeico, também presente na planta e de ação termogênica, eles promovem a perda de peso.
- Controla a pressão arterial: essa mesma ação diurética dos flavonoides, ao promover a eliminação de líquidos excessivos, reduz a pressão corrente dos nossos vasos sanguíneos.
- Aumenta a imunidade: focando novamente nos antioxidantes, não podemos deixar de comentar que eles são grandes aliados do sistema imunológico. Eles garantem uma maior efetividade das células que compõem ele, reforçando as defesas do nosso organismo como um todo.
- Regula os níveis de colesterol: da mesma forma que usar a carqueja é bom para o fígado pois impede o acúmulo de gorduras nele, a planta garante um melhor controle do colesterol do nosso corpo.
A carqueja sempre deve ser consumida com bastante cuidado
Não é porque usar a carqueja é bom para o fígado que ela é inteiramente segura. Ela até pode não ser nociva para o órgão, mas possui contraindicações importantes.
Por exemplo, pessoas hipertensas ou diabéticas que estão sob o uso de algum medicamento devem evitar a planta pois ela interfere na ação de medicamentos desse tipo. Ademais, por terem uma saúde mais sensível, a carqueja também é contraindicada para crianças pequenas e mulheres gestantes.
Portanto, se você faz qualquer tratamento médico, seja qual for, é fundamental orienta-se com um profissional de saúde para que os chás não se tornem um problema para você.
Leia mais:
- O que fazer com a casca do maracujá? Você vai se surpreender com as opções
- Chá de carqueja a noite faz bem? Entenda melhor seus efeitos
- Chá de carqueja trata gastrite e muito mais; veja 10 benefícios para a sua saúde