Casca de cajueiro serve para inflamação? Conheça seus verdadeiros benefícios para saúde

O caju por si só já é nutritivo, mas casca de sua árvore também possui benefícios

Apesar de não agrada à todo mundo, o caju é uma fruta muito nutritiva. Ele pode ser consumido in natura ou aproveitado para fazer sucos, doces e outras receitas. Mas por incrível que pareça, até a casca de sua árvore tem suas utilidades e propriedades benéficas. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a casca de cajueiro serve para inflamação e para que ela pode ser usada.

De antemão, algo que poucas pessoas sabem é que a maioria das frutas possuem propriedades para além de suas polpa. O caju é um excelente exemplo disso, visto que a polpa que consumimos, a qual apresenta boa parte de seus nutrientes, não é o verdadeiro fruto, e sim a porção que chamamos de castanha-de-caju, que também é rica em propriedades. O mesmo pode ser dito de suas folhas e da casca de sua árvore, que oferecem muito benefícios.

Casca de cajueiro serve para inflamação?

Diferente do que somos levados a pensar, os processos inflamatórios são algo natural do nosso organismo. Através deles o corpo consegue regular diversas atividades. O problema é que eles podem ser desregulados e desequilibrados por diversos fatores, criando a necessidade de combatermos esses processos através de anti-inflamatórios. Felizmente, a casca de cajueiro serve para inflamação de fato.

No caso, os compostos anti-inflamatórios presentes na casca do cajueiro conseguem combater inflamações generalizadas. Porém são mais eficientes contra inflamações específicas. Por exemplo, a casca de cajueiro serve para inflamação de garganta, e outras inflamações causadas por problemas respiratórios. Ou seja, não podemos contar com a casca do cajueiro para resolver todo e qualquer tipo de inflamação.

Outras propriedades benéficas da casca na saúde

  • Promove a cicatrização: quando a nossa pele sofre algum ferimento ou machucado, ela precisa contar com a cicatrização para impedir que o local afetado seja infeccionado. Nesse aspecto, a casca de cajueiro pode ser muito útil, visto que ele favorece a cicatrização da pele e inibe possíveis infecções.
  • Combate a diabetes: por incrível que pareça, a casca de cajueiro é considerada quase que um remédio caseiro para manter a diabetes sob controle e prevenir que ela seja agravada.
  • Favorece o trânsito intestinal: podemos encontrar compostos da casca do cajueiro que melhoram os movimentos intestinais e atuam como laxantes, promovendo a saúde do intestino e combatendo a constipação.
  • Protege o sistema cardiovascular: por fim, acredita-se que a casca do cajueiro pode ser empregada para reforçar a proteção do coração. Isso se dá pela capacidade dele em reduzir os níveis de triglicerídeos.

Como fazer para usar a casca de cajueiro?

Obviamente não faz sentido saber que a casca de cajueiro serve para inflamação sem aprender a usá-la. No caso, a principal forma de fazer isso é através de uma infusão de chá. A forma de consumo dela pode variar de acordo com a finalidade. Se você procura beneficiar a pele, então seu uso deve ser tópico. Já inflamações na garganta requerem um gargarejo, enquanto os outros benefícios da casca podem ser obtidos pelo consumo oral.

Enfim, agora resta apenas aprender a fazer o chá. A receita é igual a de praticamente todo chá, sendo necessário apenas ferver a casca do cajueiro em uma panela sob água, aguardar alguns minutos para a infusão, e depois coar para o consumo. Contudo, um detalhe importante no preparo é a proporção. Para cada litro de água, utilize aproximadamente duas colheres de sopa de caca de cajueiro.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação