Babosa puxa inflamação? Conheça as suas utilidades na pele e saúde

Processos inflamatórios fazem parte do corpo, mas eventualmente podem fazer mal

Pouquíssimas plantas são tão cheias de propriedades quanto a babosa.

Ela é muito conhecida pelos seus benefícios para a pele e cabelos. Mas o que nem todo mundo sabe é que a planta também é aliada da nossa saúde em muitos aspectos.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba se a babosa puxa inflamação e conheça as suas utilidades na pele e saúde.

A princípio, nosso corpo realiza processos inflamatórios constantemente. O problema é que quando eles são desequilibrados, seja pela nossa alimentação ou por outros fatores externos, as inflamações se tornam prejudiciais.

Quando isso ocorre, é preciso buscar por medicamentos ou fontes de anti-inflamatórios. A babosa costuma ser considerada uma dessas fontes, mas é importante entendermos como isso procede antes de testá-la.

A babosa puxa inflamação mesmo?

Felizmente sim, existem propriedades anti-inflamatórias na babosa que ajudam ela a exercer esse efeito no corpo. Uma das formas mais populares de usá-la é através de cremes ou do gel da babosa.

Quando aplicados na pele inflamada, seja por um ferimento ou outro fator, a babosa puxa inflamação e combate ela. Isso não só ajuda na cicatrização da pele como também inibe a ação de microrganismos.

Conforme fora dito, a babosa beneficia a nossa saúde em aspectos além da pele. No caso, quem sofre de gastrite pode aproveitar a planta para amenizar a doença e ajudar no tratamento dela. Isso porque a babosa puxa inflamação que a gastrite causa na parede do estômago, melhorando ela com suas propriedades anti-inflamatórias.

Leia mais: Babosa é bom para hemorroida? Saiba os cuidados ao usar a planta

Quais os benefícios da babosa para a beleza?

Agora que você sabe como a babosa puxa inflamação, vale a pena conhecer outras formas em que ela ajuda a manter a beleza e saúde dos fios e pele. Portanto, confira a seguir alguns dos benefícios dela para a beleza:

Impede a queda dos fios: a babosa consegue estimular a produção de colágeno no couro cabeludo. Dessa forma, as fibras dos nossos fios ficam mais presas à ele, impedindo a queda deles.

Inibe e ameniza rugas: a produção de colágeno não é estimulada apenas no couro cabeludo, e sim por toda a pele. Ele é de extrema importância para mantê-la devidamente firme e elástica. A partir disso, é possível combater as rugas ou prevenir a formação delas.

Ajuda o cabelo a crescer: outro efeito da babosa sob o couro cabeludo é que mantém ele devidamente hidratado e nutrido. Ademais, ela também elimina células mortas que se acumulam nele. Graças a esses efeitos, é possível acelerar o estimular o crescimento dos fios.

E de que outras formas ela afeta a nossa saúde?

Por fim, enquanto os cremes, pomadas e gel de babosa beneficiam a pele, o suco feito a partir dela é excelente para a nossa saúde. Nele, a babosa puxa inflamação também, nos permitindo obter diversos benefícios, como por exemplo:

Aumento da imunidade: por incrível que pareça, além de anti-inflamatória, a babosa também é antioxidante. Com isso, ela melhora o funcionamento das células que compõem o sistema imunológico.

Melhor trânsito intestinal: existem compostos na babosa que agem como um laxante no nosso organismo. Consequentemente, a planta ajuda a combater problemas intestinais, como a constipação.

Combate de infecções: tanto as bactérias e microrganismos da pele quanto os do organismo como um todo podem ser combatidas através da ação da babosa.

Redução do colesterol: os antioxidantes da babosa também são úteis para impedir a oxidação das gorduras do corpo, processo que resultaria no aumento do colesterol.

Leia mais: Chá de capim cidreira abaixa a pressão? Entenda seus verdadeiros benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação