Celso Portiolli: quais os sinais e sintomas de câncer na bexiga?

O apresentador Celso Portiolli fez a descoberta de câncer na bexiga e já faz o tratamento.

Celso Portiolli está em tratamento para o câncer de bexiga. O apresentador, um dos mais queridos do Brasil, relatou a necessidade de internação para fazer o tratamento que envolve a aplicação da ImunoBCG, um tratamento que tem ótimos resultados neste tipo de neoplasia. Mas, quais os primeiros sintomas de câncer na bexiga? Quando desconfiar da doença? Saiba mais, aqui no SaúdeLAB.

Câncer de Bexiga

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que a cada ano podem surgir em torno de 8 mil novos casos de câncer de bexiga em homens e aproximadamente 3 mil casos em mulheres. Sendo que, na região sudeste é a 6° principal causa de câncer em homens.

Primeiros sintomas

O primeiro e principal sintoma da doença é a hematúria, que se caracteriza pela presença de sangue na urina. Muitas vezes esse sangramento é chamado de microscópico, ou seja, pode não ser perceptivo a olho nu, apenas observando a urina. Desta forma, um exame simples de urina já é capaz de detectar qualquer alteração neste sentido.

Outro sintoma observado é a ardência na hora de urinar, que pode gerar desconforto. Portanto, ao surgimento deste sintoma e quando é persistente, a buscar por ajuda médica é fundamental

Leia mais: O que causa infecção urinária de repetição? Veja como evitar e tratar corretamente

Outros sintomas observados

É comum ocorrer um aumento da urgência urinária, ou seja, o indivíduo precisa urinar mais vezes ao dia, mesmo que em menor quantidade. O que ocorre também é uma enorme vontade de urinar, mesmo que a bexiga não esteja cheia. Gerando muito desconforto neste momento.

Outro ponto que precisa ser observado é a necessidade de levantar de madrugada para ir ao banheiro, o que não é comum. Portanto, diante destes sinais, é fundamental procurar ajuda médica. Além disso, a perda de apetite e emagrecimento são sinais muito preocupantes e deve ser monitorados.

Causas do Câncer de Bexiga

Como em qualquer tipo de câncer os fatores genéticos são importantes, mas vai além disso, maus hábitos como tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada favorecem o surgimento da doença. A hidratação inadequada, ou seja, tomar pouca água ao longo do dia, traz sofrimento aos rins. O uso de chás sem recomendações médicas pode desenvolver problemas renais e consequentemente o câncer.

Outras doenças que precisam ser investigadas

Os sintomas apresentados no câncer de bexiga também são observados em indivíduos com problemas na próstata e outros problemas relacionados ao sistema geniturinário. Portanto, a consulta regular com urologista, principalmente entre os homens, é fundamental para descobrir alterações no início e melhorar, substancialmente, a sobrevida do paciente.

Leia também: Novembro Azul: os cuidados com uma doença silenciosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação