O que é afasia, doença de Bruce Willis? Descubra os sinais, sintomas e tratamento

Saiba como ele enfrenta as complicações dessa doença degenerativa

Aos 67 anos de idade, Bruce Willis, veio à público para revelar que estava doente. O ator que já vinha denunciando sinais de que algo não estava bem com sua saúde, resolveu sair de cena para se cuidar. Saiba mais sobre a afasia aqui no SaúdeLAB, o problema de saúde que ele enfrenta, suas complicações e o que fazer para ter mais qualidade de viva.

Os primeiros indícios de afasia que o ator apresentou foram nas gravações, ocasiões em que ele esquecia suas falas nos textos. O que só foi piorando, a ponto de não mais conseguir exercer sua profissão.

Recentemente sua esposa Emma publicou em seu Instagram como se sente em relação à saúde de Bruce, e disse que: “este foi o verão da autodescoberta — encontrar novos hobbies, sair da minha zona de conforto e permanecer ativa. Minha dor pode ser paralisante, mas estou aprendendo a viver ao lado dela”.

Afasia, doença de Bruce Willis

O Manual MSD descreve a doença: “afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e gânglios da base, ou das vias de substância branca que os conectam“.

Em outras palavras, a pessoa com essa doença passa a ter dificuldades para se comunicar, ordenar os pensamentos e se expressar adequadamente.

Pois bem, a causa da afasia de Bruce não foi divulgada até o momento, porém ela está relacionada à algumas doenças prévias. Elas podem ser o AVC (Acidente Vascular cerebral), tumores cerebrais e demência e traumas cranianos.

Leia mais: O que causa AVC? Conheça doença que é a 2ª causa de morte no Brasil

afasia de Bruce Willis
Bruce Willis em uma de suas poucas aparições pós diagnóstico de afasia – Reprodução Instagram

Diagnóstico de Afasia

A literatura registra que o diagnóstico da afasia é feito através de exames clínicos e neuropsicológicos e podem ser completados com imagens de Tomografia Cerebral e Ressonância Magnética.

Existem vários tipos de afasia e elas se diferenciam de acordo com a área do cérebro que foi afetada e os sinais sintomas percebidos através da fala.

Como exemplo, podemos citar:

  • Afasia de recepção: os pacientes não compreendem as palavras e nem os símbolos visuais, auditivos e/ou táteis.
  • Afasia de expressão: conseguem formar conceitos, porém não produzem palavras como antes. Ou seja, ela sabe o que quer falar, mas é difícil ele escrever ou mesmo dizer as palavras.
  • Afasia global: aqui ele está impotente, pois não consegue verbalizar, não entende o que se fala com ele, nem ou escreve.

Alguns testes podem ser aplicados para ajudar no diagnóstico da afasia. São eles:

  1. Observar a fala espontânea de acordo com fluência e números de palavras, erros e dificuldades de encontrar o termo certo na conversa com pausas e hesitações prolongadas.
  2. Pedir que a pessoa identifique e dê nomes a objetos.
  3. Requerer do paciente que se expressa na leitura e escrita de forma espontânea e em voz alta. Ainda mais, pode ser feito ditados ou mesmo soletrar as palavras.
tratamento de afasia
O fonoaudiólogo pode ajudar no tratamento da afasia. Canva PRO

Tratamento

O tratamento da afasia geralmente é conservador. Após receber o diagnóstico, a pessoa precisa de acompanhamento com fonoaudiólogo constante. É esse o profissional que ajudará a na questão cognitiva, sensorial e da fala.

Contudo, as escolhas dos tratamentos irão depender da causa. Logo, pode haver necessidade de medicações que diminuem edemas cerebrais, no caso, o uso de corticoides.

Listamos também algumas posturas podem ser adotadas para tornar mais fácil a convivência do afásico. Confira as sugestões a seguir:

  • Primeiramente, é preciso que haja apoio incondicional de familiares, amigos e pessoas próximas para quem tem afasia.
  • Por conseguinte, ter calma ao conversar com ela é outro fator que facilita a comunicação de ambas as partes.
  • O ambiente tumultuado prejudica, e muito, que está com esse problema, logo, dê preferência para lugares mais calmos, livres de barulhos e agitações.
  • Recursos visuais (imagens ou desenhos) e gestos também são boas ferramentas para se usar.
  • Por último, demonstrar amor, carinho e interesse pela pessoa é fator fundamental para que ela vá vencendo seus medos e angústias ao se comunicar. Sendo assim, reforce sempre o interesse em ouvi-la com atenção.

Gostou de saber mais sobre a afasia e as possibilidades de ter mais qualidade de vida para enfrentas os problemas da doença? Continue por aqui e confira outros conteúdos que são muito úteis para sua saúde física e emocional.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação