Book Appointment Now
Cerveja faz mal para os rins? Conheça os malefícios que ela apresenta
Seja dentro ou fora do Brasil, é difícil encontrar alguém que não goste uma cerveja. Afinal, numa noite quente e com os amigos, não há nada melhor que um copo gelado de cerveja. Mas todos nós precisamos ter mais atenção com os efeitos que ela pode ter na nossa saúde. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se a cerveja faz mal para os rins, e te apresentar os malefícios dela.
A princípio, as bebidas alcoólicas no geral não possuem uma fama muito boa do ponto de vista nutricional e de saúde. Porém, a cerveja em específico tem características diferentes das demais bebidas alcoólicas. Logo, conhecer melhor as suas propriedades pode ser uma importante questão de saúde.
Quais são os malefícios da cerveja?
- Eleva a pressão arterial: a composição da cerveja pode contribuir para o aumento da pressão arterial, quando ela é consumida em excesso. Com isso, ela aumenta o risco de hipertensão, ou prejudica a mesma.
- Favorece o ganho de peso: esse é um malefício bastante conhecido, mas que muitos não sabem o porquê dele. Como o trigo, milho ou outros cereais são uma das bases da bebida, ela acaba sendo extremamente calórica e rica em carboidratos. Logo, seu consumo pode levar à um grande aumento do peso.
- Intoxica o organismo: assim como toda bebida alcóolica, a cerveja tem o potencial de intoxicar o organismo com o álcool. Mas sem dúvidas, o fígado em específico é um dos órgãos que mais sofre com essa toxicidade.
- Causa danos cerebrais: um dos problemas mais graves da cerveja é que ela infelizmente pode acarretar em danos neurológicos consideráveis, quando consumida em grandes quantidades e com frequência.
Leia mais: Cerveja aumenta a pressão arterial? A resposta vai te surpreender
E a cerveja faz mal para os rins ou não?
Conforme fora dito, o fígado é um dos órgãos mais prejudicados pela toxicidade da cerveja. Isso se dá pelo fato de que ele é responsável por metabolizar diversas substâncias no corpo, incluindo o álcool. Logo, no cumprimento de sua função, a substância acaba causando danos ao órgão. Infelizmente, com os nossos rins, a situação não é muito diferente da do fígado.
De maneira geral, os rins são responsáveis por filtrar as impurezas e toxinas presentes no nosso sangue, e eliminar elas através da urina. Quando bebemos cerveja, eles precisam filtrar os componentes dela para que não causem danos ao organismo. Mas esse processo de filtragem acaba sendo sobrecarregado pela cerveja, levando à danos nos rins. Ou seja, infelizmente a cerveja faz mal sim para os rins.
A cerveja também promove a desidratação do corpo
Por fim, outro efeito da cerveja, e de outras bebidas alcóolicas, é que ela provoca a desidratação, estimulando a eliminação de líquidos. Com isso, a cerveja faz mal para os rins e para todo o organismo. Portanto, sempre que for consumir ela, ou qualquer tipo de bebida alcoólica, tenha muito cuidado com a moderação. Ademais, dê preferência por bebidas como o vinho, que apesar de conterem álcool, possuí alguns benefícios.
Leia mais: Cerveja Preta: conheça 10 benefícios da bebida que quase ninguém sabe