Cerveja Preta: conheça 10 benefícios da bebida que quase ninguém sabe

Cerveja é sinônimo de confraternização. Além disso, é a queridinha dos brasileiros em se tratando de acompanhar o churrasco, fazer parte daquele momento de relaxamento e festejar com pessoas queridas em diversas situações. No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que o consumo da bebida gera vários ganhos para a saúde. Desse modo, o SaúdeLab listou 10 benefícios da cerveja preta que você precisa conhecer.

Ainda no Antigo Egito, a cerveja era consumida desde a infância. A bebida era ofertada para as crianças cuja amamentação não era regular, servindo, portanto, como um remédio natural. Obviamente que a gradação alcóolica era menor, além de ser diluída em água e mel. Nos tempos atuais, embora a cerveja tenha sua estrutura bastante modificada, ela faz bem para a saúde, desde que seja consumida com moderação.

10 benefícios da cerveja preta para a saúde

As cervejas consumidas atualmente são muito diferentes daquelas que faziam parte de civilizações antigas. Entretanto, se consumidas com moderação, elas podem sim trazer benefícios para a saúde, sobretudo a cerveja preta.

Em geral, as cervejas possuem vitaminas e minerais – potássio, magnésio, cálcio, fósforo, niacina, folato – e minerais em sua composição. No entanto, quanto mais escura a cerveja for, mais antioxidantes ela possui. Dessa forma, consumir cerveja preta artesanal com frequência, mas sem exageros, pode favorecer a saúde em diversos aspectos, como comprovam vários estudos.

Assim sendo, confira agora mesmo 10 benefícios da cerveja preta.

1. Pode fortalecer os ossos

Pesquisas sinalizam para o benefício do consumo de cerveja no que diz respeito à saúde dos ossos. Isso porque além de conter em sua composição o cálcio e o silício, há os componentes não alcoólicos da cerveja. Dessa forma, o consumo moderado da cerveja preta pode ajudar na manutenção dos ossos em mulheres pós-menopausa e também em homens.

2. Ajuda a tratar insônia

Tanto a insônia, quanto outros distúrbios do sono podem ter seus efeitos amenizados com o consumo moderado da cerveja. É o que diz uma pesquisa da University of Extremadura, na Espanha. Esse benefício se dá porque há na bebida o lúpulo, o qual aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso; assim, o organismo é preparado para um sono tranquilo. A recomendação é de uma latinha diária para as mulheres e duas para os homens.

3. Controla o colesterol

Rica em fibra solúvel, a cerveja preta pode ajudar a controlar o colesterol, diminuindo os níveis de colesterol LDL, reduzindo, assim o risco de doenças cardiovasculares.

Leia também: Catuaba: conheça os seus efeitos e como usar

4. Melhora o sistema imunológico

O consumo equilibrado da cerveja preta deixa o sistema imunológico mais afiado, evitando infecções. Segundo um estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism, a bebida aumenta a concentração de células de defesa do sistema imune, elevando a produção de anticorpos.

5. Previne o desenvolvimento de Alzheimer

Cerveja Preta: conheça 10 benefícios da bebida que quase ninguém sabe
Cerveja Preta: conheça 10 benefícios da bebida que quase ninguém sabe – Imagem: Canva Pro

Segundo publicação recente, um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revisou de 34 estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos. Os resultados apontaram, desse modo, que aqueles que bebem cerveja preta moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.

6. Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares

A vitamina B6 está relacionada à eliminação da homocisteína, substância que, em excesso contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A cerveja preta, por sua vez, apresenta altos índices dessa vitamina. Um estudo holandês, publicado na revista científica The Lancet, constatou que pessoas que bebem cerveja regularmente apresentam taxas de vitamina B6 cerca de 30% mais altas do que pessoas que não a consome.

7. Ajuda a evitar cálculo renal

A cerveja pode reduzir em 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins, desde que consumida com cautela. Ela é um ótimo diurético, mas se for ingerida exageradamente, causa efeitos contrários aos benefícios.

8. Ajuda a combater a gripe

O lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que deixa o organismo mais forte e ajuda a evitar a multiplicação do vírus respiratório, causador de gripes e outras doenças respiratórias.

9. Auxilia na digestão

Por conta das fibras, a cerveja preta pode auxiliar no processo da digestão, melhorando e facilitando o fluxo de alimentos pelo intestino, diminuindo os sintomas da constipação, juntamente com uma dieta saudável.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/GbvwVBZKOETELLG44XQbR8 

10. Aparência dos cabelos

Não indicamos fazer em casa, mas a cerveja preta pode ajudar a melhorar a aparência dos cabelos, concedendo um toque mais macio e madeixas brilhantes. A atriz Catherine Zeta Jones, por exemplo, defende o uso da bebida nesse sentido.

Leia ainda: Ora-pro-nóbis cura doenças? Conheça os benefícios, como usar e efeitos colaterais

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros, quais os melhores e como utilizar. Dentre os muitos benefícios, a ajuda na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Compartilhe seu amor
Daniela Marinho
Daniela Marinho

Especialista em Produção de Conteúdo, atuando com Redação SEO desde 2019.

Artigos: 623