Quem toma anticoncepcional pode tomar pílula do dia seguinte ou não? Entenda

Saiba se o anticoncepcional e a pílula do dia seguinte podem ser conflitantes

Desde de sua invenção, o anticoncepcional segue sendo um dos principais métodos contraceptivos. Entretanto, assim como outros métodos, a sua eficiência possui um limite. Nos casos em que ele não foi o suficiente, muitas mulheres acaba usando a pílula do dia seguinte, mas será que isso é seguro? Venha com o SaúdeLab e aprenda se quem toma anticoncepcional pode tomar pílula do dia seguinte ou não.

Infelizmente, por mais efetivo que o anticoncepcional seja, ele pode falhar em algumas ocasiões. Ademais, ele é um medicamento que possui inúmeros efeitos colaterais no organismo. Por isso é sempre bom conhecer outros métodos contraceptivos, e saber se eles podem ou não ser conflitantes com o anticoncepcional.

Diferenças do anticoncepcional e pílula do dia seguinte

Primeiramente, antes de falar sobre o uso da pílula seguinte, é importante conhecer melhor esse medicamento, juntamente com o anticoncepcional. No caso, ambos são considerados métodos contraceptivos hormonais. Ou seja, eles evitam a gravidez através de alterações no níveis de determinados hormônios. Porém na prática, o uso e funcionamento deles é bem diferente.

De maneira geral, o anticoncepcional precisa ser usado como se fosse um tratamento. Ou seja, você precisa tomar ele periodicamente e de forma bem regrada para que garantir uma maior eficiência e segurança. Já a pílula do dia seguinte só deve ser usada como um contraceptivo emergencial. Portanto ela é uma opção apenas para quando você tiver uma relação sexual sem usar nenhum método contraceptivo, e quer tentar evitar a gravidez.

Leia mais: Toma anticoncepcional todos os dias? Saiba os perigos dessa prática para sua saúde

Pode tomar pílula do dia seguinte e anticoncepcional?

Conforme fora dito, tanto a pílula do dia seguinte quanto o anticoncepcional são métodos contraceptivos hormonais. Entretanto, a dosagem hormonal do anticoncepcional é muito menor, de forma que meia cartela dele contém a mesma dosagem de uma única pílula do dia seguinte. Por isso que o anticoncepcional é usado diariamente e, geralmente, por longos períodos de tempo.

Dito isso, ao tomar a pílula do dia seguinte sob o uso de anticoncepcionais, a carga de hormônios acaba sendo grande demais para o organismo, especialmente se o uso do anticoncepcional estiver errado de alguma forma. Com isso, a mulher pode ter sua menstruação desregulada, e corre um grande risco de ter trombose, que por sua vez prejudica severamente a saúde. Portanto se a mulher já faz uso do anticoncepcional diariamente não deve fazer uso da pílula do dia seguinte.

Como usar a pílula do dia seguinte de forma segura?

Se você não utiliza anticoncepcionais, e teve uma relação sexual desprotegida, aí sim você pode tomar a pílula do dia seguinte. Apesar da grande dosagem hormonal, ela não será tão perigosa se usada sozinha. No caso, para usar ela corretamente, basta tomá-la dentro de 12 horas após a relação sexual. Porém quanto antes você tomar ela, melhor.

Leia mais: Anticoncepcional Tâmisa 30: Benefícios, Riscos e Efeitos Colaterais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação