Chá de Alecrim: Como Fazer, Benefícios e Usos

Quais os benefícios do chá de alecrim? Como fazer?

chá de alecrim

A medicina alternativa inclui dezenas de práticas, algumas milenares, que podem auxiliar na cura ou no tratamento de muitos problemas. Alguns dos elementos mais importantes dessas práticas são os chás, sendo um dos seus mais importantes o chá de alecrim.

O alecrim é usado inicialmente como tempero, pois seu aroma confere um sabor muito especial aos mais diversos pratos. De origem mediterrânica, ele acabou ganhando destaque também fora da cozinha, seja na forma de chá ou na forma de óleo aromático e medicinal.

O trabalho da ciência em comprovar a existência de propriedades medicinais do alecrim tem contribuído para popularizar ainda mais essa erva. Mas para que serve o chá feito com esse tempero? Quais são seus reais benefícios ao ser humano? Que usos podemos dar a ela? Chá de alecrim é bom para quê?

Chá de alecrim: para que serve e quais suas propriedades?

O uso do alecrim era bastante comum na época dos Gregos Antigos, dos Romanos, dos Egípcios e de outros povos. A sabedoria medicinal desses povos acreditava que essa erva atuava na melhoria da memória, no trato de problemas de pele, de infecções e até mesmo para regular a digestão.

Isso se deve à presença já comprovada de químicos no alecrim, como é o caso da cânfora. As propriedades químicas dessa planta oferecem efeitos diversos. Eles podem ser antissépticos, estimulantes, diuréticos, expectorantes, antiespasmódicos e diuréticos.

De acordo com algumas pesquisas, as propriedades acima são mais facilmente obtidas a partir do chá de alecrim e do óleo aromático. Como o chá é muito mais fácil de consumir no dia a dia, é partir dele que iremos apresentar os benefícios desse tempero ao organismo humano.

Chá de alecrim: benefícios

benefícios do alecrim

Os 10 benefícios do alecrim para a saúde que você verá abaixo estão relacionados às propriedades supracitadas. Eles podem ser obtidos facilmente por meio de um consumo regular e diário da bebida, que é fácil e barata de ser preparada.

O ideal é usar as folhas de alecrim no preparo da bebida, de modo que obtenha 100% das suas propriedades. Elas se mantêm totalmente durante a fervura, portanto não há necessidade de consumir o chá de alecrim por meio de sachês.

1. Atua na melhoria da saúde ocular

O primeiro dos benefícios do chá de alecrim é melhorar a saúde dos seus olhos. Isso se deve à presença do ácido carnósico nas folhas de alecrim, que auxilia na prevenção de doenças e da degeneração da retina.

2. Reduz os efeitos do estresse

alecrim alivia o estresse

O estresse é um dos piores males da humanidade no último século. As consequências desse problema podem ser terríveis não só para o psicológico de qualquer pessoa, mas também para a parte física.

De acordo com as mais recentes pesquisas da ciência, as propriedades do alecrim são capazes de inibir a secreção de cortisol. O cortisol, como se sabe, é um dos hormônios responsáveis pelo aparecimento do estresse.

O consumo regular do chá de alecrim é capaz, portanto, não só de acabar com o estresse, como também melhora o humor e relaxa a mente.

Essa bebida ainda tem um efeito positivo sobre o fígado, o que também proporciona alívio do estresse. Não é só porque esse órgão está associado culturalmente ao humor, mas principalmente porque o alecrim deixa o fígado tonificado. Isso acelera e melhora a eliminação de toxinas.

3. Facilita a circulação de sangue

Quem tem problemas circulatórios não pode se abster de beber chá de alecrim. Essa bebida reduz a pressão arterial, o que acaba facilitando o transporte de nutrientes pelo sangue. Como as células sanguíneas ficam mais saudáveis, há maior oxigenação em todo o corpo.

A melhor da circulação sanguínea proporcionada por essa erva e pelo chá feito a partir dela traz outros benefícios. O primeiro deles é que a melhor oxigenação melhora a saúde dos músculos, o que proporciona uma regeneração muscular mais eficaz em exercícios de hipertrofia.

O metabolismo em todos os seus sentido também recebe melhorias. Isso configura uma chance maior de emagrecimento e de queima de gordura. Nesse sentido, o chá de alecrim é um incrível estimulante esportivo.

Ainda em termos esportivos, o alecrim é um incrível anti-inflamatório. Por suas propriedades anti-inflamatórias, há redução nas dores provenientes de artrites ou de lesões musculares.

4. Ajuda a regular as funções intestinais e digestivas

chá de alecrim é bom para o estômago

Outro dos grandes benefícios do chá de alecrim é regular as atividades dos intestinos e do estômago. Ele evita que surjam aquelas típicas sensações de inchaço, de azia, de má digestão logo após ingerirmos comidas pesadas, como carnes.

É melhor que o chá de boldo em muitas circunstâncias, pois seu sabor e aroma são mais suaves e fáceis de tolerar. Nestas situações, prefira a infusão gelada, que será melhor no combate aos enjoos e mal estar.

5. É antioxidante

Tudo que consumimos que apresenta propriedades antioxidantes se revela como benéfico a diversas funções de nosso organismo. O alecrim e seu chá combatem diretamente a proliferação dos chamados radicais livres. Esses radicais afetam negativamente as células de todo o corpo, devendo ser, portanto, contidos e eliminados.

Como o chá de alecrim contém o já mencionado composto carnósico, ele é capaz de evitar que as células cerebrais sejam danificadas. Isso previne problemas simples de memória, assim como pode auxiliar a evitar o surgimento do Mal de Alzheimer, visto que os neurônios são protegidos.

Além disso, outras células do corpo são beneficiadas. Se unirmos isso ao fato de que esse chá melhora a circulação sanguínea, temos o fato de que os compostos antioxidantes do alecrim são levados a todo o corpo. Sendo assim, devolvem a saúde da pele, por exemplo, evitando o temido envelhecimento precoce.

6. Apresenta propriedades antibactericidas

chá de alecrim para gripe

Se você não quer mais ter doenças relacionadas a bactérias, aumentando as defesas do seu organismo, comece a beber o chá do alecrim imediatamente. O consumo regular da bebida, auxiliado a um cuidado com a saúde e a uma alimentação saudável, é capaz de evitar a proliferação de fungos e de outros microrganismos danosos.

Pense que todos temos um sistema imunológico primário. Visto que o alecrim é antioxidante, ele acaba criando uma espécie de segunda barreira no organismo. Essa barreira é composta por fitoquímicos, que impedem a entrada de micro-organismos agressores que passem pelo primeiro sistema de proteção.

Dentre as muitas bactérias que o alecrim ajuda a combater, há algumas ligadas a problemas estomacais, como úlceras. Fungos também são evitados, mas desde que o consumo regular do chá seja aliado a um estilo de vida saudável.

7. Ajuda a emagrecer

chá de alecrim emagrece

Isso mesmo, o chá de alecrim é ótimo para quem está de dieta e visa perder peso. Ele ajuda a reduzir o inchaço e faz com que você não retenha líquidos. Alguns estudos também sugerem que a erva acelere o metabolismo.

Uma pesquisa feita pelo Nestlé Research Center mostrou que o tempero tem ajudado pessoas com dificuldade de perder peso a emagrecer. De acordo com o estudo, os cientistas descobriram que o extrato do alecrim era capaz de inibir a atividade da lipase, uma enzima utilizada pelo organismo para quebrar as moléculas de gorduras.

Você pode utilizá-lo puro ou adicionar outros ingredientes que também potencializam o emagrecimento, como a canela, o limão e algumas frutas. Combinado com abacaxi, por exemplo, ele pode ajudar você no ganho de massa magra e muscular, pois a bromelina da fruta ajuda a quebrar as proteínas em aminoácidos.

8. É detox

O alecrim é uma planta considerada desintoxicante. O chá de alecrim é muitas vezes utilizado em processos de detox, quando você abusou naquela noite de festa ou até mesmo para melhorar a digestão, como vimos mais acima.

Você pode inserir o chá na sua batida detox diária. Isso ajudará a melhorar o funcionamento do seu organismo e até poderá aumentar a sua imunidade, protegendo você da gripe, da tosse e dos resfriados.

9. Previne o câncer

O chá de alecrim pode ser benéfico na prevenção do surgimento de tumores benignos e malignos. Diversas pesquisas científicas já comprovaram que a planta ajuda a evitar o desenvolvimento das células cancerígenas no organismo, principalmente as de câncer de mama e leucemia.

10. É saboroso!

O alecrim é uma planta aromática e seu sabor é bastante marcante. Por isso e por todos os seus benefícios muitos profissionais de saúde utilizam-na para fazer fitoterapia. Faça um chá de alecrim em sua casa e comprove todos esses benefícios!

Como fazer chá de alecrim?

como fazer chá de alecrim com limão

Fazer o chá não tem nenhum mistério. Claro, como todas as ervas, há um passo a passo a seguir. Você pode beber o chá quente ou gelado, tudo depende do uso que pretende.

A melhor forma de preparo do chá é através da fervura. Utilize um litro de água para cada xícara cheia de folhas secas do tempero. Ferva a água e acrescente as folhas em seguida. Desligue o fogo e tampe por uns cinco minutos, assim as folhas vão soltar bem os seus nutrientes na água.

Coe e beba em seguida ou deixe esfriar e consuma gelado. Você pode também misturar canela, limão, gengibre, abacaxi ou mel. O mel ajuda nas dores de garganta e faz com que o chá de alecrim vire um xarope natural.

O gengibre também atua no sistema respiratório, porém é ainda um excelente termogênico que queima gordura localizada. O limão alcaliniza o corpo, é rico em vitamina C e pode também influenciar no emagrecimento.

Nunca guarde o chá de um dia para o outro. Mesmo o gelado deve ser consumido logo, pois conforme o tempo passa ele perde nutrientes e deixa de ter os efeitos desejados.

Chá de alecrim: contraindicações

Mulheres grávidas ou lactantes não devem consumir esse chá em hipótese alguma. Menores de doze anos, pessoas com problemas de próstata e convulsões também devem evitá-lo. O chá não deve ser consumido em excesso, porque pode provocar efeitos adversos como irritações e alergias.

Pessoas com sensibilidade ao tempero não podem tomar o chá. Se você notar qualquer sintoma estranho após o consumo da bebida, procure ajuda médica e sempre consulte um profissional de saúde antes de adotar medidas no seu cotidiano.

Outros usos do chá de alecrim

chá de alecrim no cabelo

O chá é uma delícia e tem muitos benefícios para a sua saúde. Entretanto ele também pode ser usado externamente na sua pele, unhas e cabelos. O óleo da planta é muito utilizado no couro cabeludo, por exemplo, para tratar doenças e fortalecer os fios.

Você pode lavar os cabelos com a infusão do alecrim para dar mais vida, força e vitalidade às sua madeixas. Basta fazer o chá, como ensinado acima, deixar amornar um pouco e passar, com a ajuda de um borrifador, no couro cabeludo. Aplique massageando com os dedos, para que a sua pele absorva bem a infusão.

Deixe agir alguns minutos e depois lave os cabelos normalmente. Repita esse procedimento duas vezes por semana para ter cabelos mais fortes e brilhantes. Se você tem caspa, isso ajudará a reduzir o problema, pois a erva tem propriedades curativas e anti-inflamatórias.

Se você fizer isso com frequência, notará que as suas unhas também ficarão melhores. O chá de alecrim contém muitos minerais que ajudam a restaurar as suas unhas. Inclusive você pode utilizá-lo para amolecer as cutículas ao fazer a manicure.

Chá de alecrim na pele

chá de alecrim para a pele

Na pele, o efeito pode ser ainda melhor. O chá é ótimo para combater espinhas, eczemas, acne, dermatite e manchas. Faça a infusão e deixe esfriar bem. Lave o seu rosto com sabão de PH neutro. Com o auxílio de um algodão, aplique o chá na pele em movimentos circulares.

Faça isso à noite antes de dormir todos os dias durante uma semana e repare nos resultados. Não se esqueça de conversar sobre isso com o seu dermatologista. E faça um teste no pulso antes, para garantir que você não tem alergia ao tempero.

Após o ritual de beleza, lembre-se também que é importante hidratar a sua pele para que ela não resseque e produza oleosidade em excesso. Procure um hidratante que seja adequado ao seu rosto.

Na pele do corpo, tomar banho com o chá de alecrim uma vez por semana pode reduzir a celulite e ajudar a prevenir estrias. Além disso, o alecrim é usado na aromaterapia para reduzir o estresse. Um banho com a erva pode ser uma ótima forma de relaxar o seu corpo e melhorar a sua pele.

 

 

 

Fontes consultadas

Fontes: Ministério da SaúdeNestlé Research Center e Manual de Plantas Medicinais da Unisantos

Fontes bibliográficas:

  • SANTOS-LIMA, T. M. et al. Plantas medicinais com ação antiparasitária: conhecimento tradicional na etnia Kantaruré, aldeia Baixa das Pedras, Bahia, Brasil. 2016.

Crédito das imagens: Freepik