Chá de alho dá um up na sua imunidade: confira os outros benefícios e veja como fazer em casa

Você pode ganhar muito mais saúde fazendo uso regular do chá de alho, saiba mais!

O alho é um dos temperos mais utilizados na cozinha brasileira. Porém, o que poucos sabem é que o chá feito com ele traz benefícios únicos à saúde. Nesse sentido, ele é geralmente utilizado para o tratamento de gripes e resfriados, mas você pode ganhar muito mais fazendo uso regular dele. Assim, veja hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre o chá de alho!

Além disso, apesar das contribuições do chá de alho para a saúde, é necessário saber a forma correta de prepará-lo. Do mesmo modo, continue conosco e verifique as contraindicações e possíveis efeitos colaterais da bebida, a fim de se precaver contra possíveis danos causados pelo excesso da bebida. Portanto, aprenda agora a melhor forma de fazer uso do chá de alho na sua rotina!

Conheça os benefícios do chá de alho

O alho é o bulbo de uma planta de nome científico Allium sativum, utilizada há milênios tanto para fins gastronômicos quanto medicinais. Em sua composição encontramos uma substância sulfurada chamada alicina, responsável por proporcionar seu cheiro e gosto fortes, além de oferecer muitas propriedades funcionais.

Nesse sentido, confira agora todos os benefícios que o alho, preparado na forma de chá, pode oferecer para a sua saúde!

porção para chá de alho
Saiba porque inserir o chá de alho na sua rotina diária. Fonte: Canva.

Benefícios do chá de alho

  1. Fortalece o sistema imunológico e combate infecções respiratórias

Além da alicina, o alho também é rico em vitamina C. Assim, ele é ideal para fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a gripes e resfriados. Do mesmo modo, por possuir propriedades expectorantes, ele facilita a eliminação de muco do sistema respiratório, podendo ser utilizado também no tratamento de roncos, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

  1. Previne doenças cardiovasculares

A substância alicina atua também como um vasodilatador, reduzindo a pressão arterial. Dessa forma, ela tem o poder de regular a pressão alta e facilitar o fluxo sanguíneo, impedindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

  1. Reduz o colesterol

A alicina é, de fato, um composto potente. Assim, ela também atua reduzindo os níveis de colesterol do sangue, prevenindo doenças como a aterosclerose, por exemplo.

  1. Melhora a aparência da pele

Além da vitamina C, o chá de alho também contém selênio, um antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na reestruturação dos tecidos epiteliais. Portanto, a bebida proporciona, ao longo do tempo, uma melhora substancial na aparência da pele.

  1. Alivia a tosse

O chá de alho é um dos remédios mais eficazes no controle da tosse. Isso acontece devido às suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, que ajudam a reduzir a inflamação na garganta e nos pulmões e ainda eliminam o excesso de muco nessas regiões.

  1. Ajuda a emagrecer

O chá de alho também é um poderoso termogênico, que promove o aumento da temperatura corporal e auxilia na eliminação de gordura de maneira mais rápida. Além disso, a bebida ainda promove a sensação de saciedade, diminuindo a fome e contribuindo para que menos calorias sejam ingeridas.

Todavia, é importante salientar que o chá de alho não deve ser utilizado como única forma para emagrecimento. Nesses sentido, resultados significativos são expressados apenas a partir da junção deste com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.

  1. Previne o câncer de cólon

Devido à ação da alicina e de compostos sulfurados como a aliina e o alhoeno, o chá de alho também protege as células do organismo, estimulando algumas enzimas que promovem a desintoxicação de agentes responsáveis por causar o câncer de cólon.

Como fazer o chá de alho

Ingredientes

  • 1 dente de alho picado ou amassado;
  • 150ml de água.

Modo de preparo

Coloque o alho na água e deixe a mistura ao fogo, fervendo por cerca de 5 minutos. Em seguida, basta retirar do fogo, coar e beber o chá. Para amenizar o sabor forte, recomenda-se adicionar um pouco de gengibre ralado ou algumas gotas de limão. Do mesmo modo, para retirar o gosto forte da boca após a ingestão do chá, basta mastigar algumas folhas de hortelã.

Efeitos colaterais

Se tomado em grande quantidade, o chá de alho provoca hálito forte e reações gástricas, como azia e dores estomacais.

Quem não pode tomar o chá

O chá de alho não deve ser tomado por pessoas que possuam algum problema estomacal, como gastrite e úlceras. Além disso, a bebida também não é indicada para quem possui pressão baixa, já que ajuda a diminuir a pressão arterial. Ademais, ela também deve ser evitada por indivíduos que apresentem distúrbios hemorrágicos.

Veja também: Chá de Cáscara Sagrada realmente emagrece? Confira as indicações e saiba como tomá-lo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação