Book Appointment Now
Chá de camomila solta o intestino? Veja se é possível usar com essa finalidade
Mesmo quem não está acostumado a tomar chás já ao menos ouviu falar do chá de camomila. Ele é muito conhecido e consumido por suas propriedades calmantes, que podem ser bastante proveitosas. Entretanto, essa está longe de ser a única propriedades que ela apresenta. Dito isso, venha com o SaúdeLab e descubra se o chá de camomila solta o intestino, ou se isso é apenas mito.
A princípio, saber como cada chá funciona no nosso organismo pode ser algo bastante importante para a saúde. Cada tipo de chá apresenta propriedades específicas, e elas possuem determinados usos. Logo, se um chá não é utilizado para a devida aplicações dele, é possível que ele causa algum malefício.
Principais benefícios do chá de camomila
- Combate o estresse e a ansiedade: conforme fora dito, a camomila é conhecida por sua ação calmante no organismo. Um dos compostos que contribuem para essa característica é a apigenina, que é capaz de acalmar o sistema nervoso. Com isso, a camomila consegue tratar problemas como a ansiedade e estresse.
- Aumenta a qualidade do sono: outro grande efeito da apigenina é a melhoria do sono. Novamente no sistema nervoso, ela promove o relaxamento e sedação do corpo, induzindo o sono.
- Protege o coração: além da apigenina, a camomila também contém alguns antioxidantes, como a quercetina, luteolina e a esculetina. Eles impedem que as células de gordura sejam oxidadas, fenômeno que contribuiria para o aumento do colesterol, que por sua vez leva à problemas cardíacos.
- Previne e trata doenças: no caso, através de suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórios, o chá ajuda a tratar a gripe. Em combinação com os antioxidantes, esses anti-inflamatórios também previnem alguns cânceres. E por fim, os flavonoides e antifúngicos da camomila são bons para combater a candidíase.
Leia mais: Chá de camomila faz mal para o coração? Descubra agora se pode tomar ou não
O chá de camomila solta o intestino mesmo?
De maneira geral, a bebida oferece sim alguns benefícios para o sistema digestivo. Mas isso não significa que o chá de camomila solta o intestino. Na realidade, o efeito antiespasmódico dele é bom para reduzir as contrações do intestino. Então de certa forma ele pode prender o intestino ao invés de soltá-lo, o que é bastante útil para combater problemas como a diarreia.
Sob o mesmo ponto de vista, vale mencionar que a ação anti-inflamatória e antimicrobiana são as verdadeiras responsáveis pelos benefícios ao sistema digestivo. No caso, eles combatem problemas como a azia, náuseas e má digestão. Ademais, também impedem que determinadas bactérias se desenvolvam no estômago, as quais poderiam causar úlceras e gastrites.
Contraindicações e dicas de uso do chá
Como a camomila tem um efeito sedativo forte, existem diversas situações em que ela se torna um problema. Por exemplo, durante o dia, o chá pode te causar sonolência durante algumas atividades. O mesmo vale para pessoas que estão sob o uso de algum analgésico ou sedativo, visto que esses medicamentos sofrem interferência do chá.
Mas fora dessas questões, as únicas pessoas que devem evitar o consumo do chá são gestantes e os alérgicos à camomila. Se você não se encaixa em uma dessas descrições, não há com o que se preocupar. Basta ter moderação no consumo e você poderá aproveitar os benefícios da camomila sem sofrer com efeitos colaterais.
Leia mais: Chá de erva doce para infecção urinária; será que funciona? Entenda