Chá de camomila faz mal para o coração? Descubra agora se pode tomar ou não

Algumas pessoas evitam tomar chá de camomila por acharem que faz mal ao coração

Sem dúvidas, o chá de camomila é um dos chás mais populares. Ele é muito conhecido pelos benefícios que ele oferece para a saúde, especialmente pela sua ação calmante. Mas algumas pessoas acreditam que pode ser prejudicial ao coração. Se você é uma delas, venha com o SaúdeLab e aprenda de vez se o chá de camomila pode fazer mal para o coração ou não.

A princípio, a grande maioria dos chás são benéficos para o nosso organismo. As ervas usadas na produção deles costumam ter propriedades que afetam nossa saúde de diferentes. Por isso não podemos apenas sair tomando qualquer tipo de chá. É importante conhecer as propriedades dele antes para ter certeza de que ele não será prejudicial para a saúde de alguma forma.

A camomila realmente faz mal ao coração?

Conforme fora dito, algumas pessoas evitam tomar o chá de camomila por medo dele prejudicar a saúde cardiovascular. De fato existem chás e ervas que podem fazer mal à saúde do corpo, inclusive a do coração. Mas felizmente esse não é o caso da camomila. Ou seja, se você já consome esse chá, ou está receoso em adicionar ele na sua rotina, não tem nada com o que se preocupar nesse aspecto.


Compartilhe:

Na realidade, o chá de camomila não só não faz mal para o coração como ele oferece benefícios para ele. A bebida contém substâncias antioxidantes que ajudam a regular os níveis de colesterol geral e ruim. Ademais, ele também promove a saúde e elasticidade dos vasos sanguíneos. A junção desses benefícios faz com que a camomila seja uma grande aliada na manutenção da saúde do sistema cardiovascular, e na proteção contra doenças como derrame, hipertensão e infarto.

Leia mais: Saúde do Coração: 7 sinais que merecem cuidados e que você precisa dar atenção

Existe alguma contraindicação para o chá?

Apesar do chá de camomila não fazer mal ao coração, existem alguns poucos casos em que ele de fato precisa ser evitado. O primeiro e mais óbvio deles são as pessoas que possuem alergia à planta. Fora isso, a bebida não deve ser consumida por crianças muito pequenas, e nem por quem estiver sob o uso de medicamentos. Fora isso, se você consumir o chá com moderação, ele não representa nenhum tipo de perigo para à saúde.

Outros benefícios do chá de camomila

  • Combate o estresse e ansiedade: uma das formas que as propriedades calmantes do chá atuam no nosso organismo é no combate de problemas psicológicos e emocionais como a ansiedade e o estresse.
  • Melhora a saúde da pele: não só o chá acalma a pele como ele também pode combater algumas bactérias que atacam ela. Com isso, ele pode ser um aliado no combate de feridas, alergias e dermatites na pele.
  • Favorece o sono: sem dúvidas, esse é um dos principais benefícios do chá de camomila. Graças as suas propriedades relaxantes e calmantes, ele pode melhorar consideravelmente a qualidade do nosso sono.
  • Combate os sintomas da gripe: a congestão nasal e tosse são alguns dos sintomas comuns da gripe que podem ser aliviados pelas propriedades anti-inflamatórias da camomila.
  • Reduz a dor de cólicas: mulheres que sofrem muito com as dores da cólica menstrual podem aproveitar a ação analgésica do chá de camomila para aliviar essas dores consideravelmente.
  • Combate problemas estomacais: novamente, a ação anti-inflamatória da camomila pode ser empregada para melhorar alguns problemas no estômago, como azia, náusea a má digestão.

Leia mais: Chá de banana emagrece? Conheça os benefícios e se vale a pena


Siga-nos:
  • Google News
    Gnews
  • Grupo no WhatsApp
    Whatsapp
  • Canal no Telegram
    Telegram

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação