Book Appointment Now
Chá de Cáscara Sagrada realmente emagrece? Confira as indicações e saiba como tomá-lo
Árvore oriunda das florestas de coníferas da América do Norte e utilizada há milênios por povos nativos para o tratamento de problemas gastrointestinais, a cáscara sagrada se popularizou no Brasil recentemente.
Entretanto, o uso do chá de cáscara sagrada tem sido difundido para o auxílio em dietas de emagrecimento, fato que tem sido criticado por especialistas, conforme mostraremos hoje no SaúdeLab.
Assim, continue conosco e confira os verdadeiros benefícios do chá de cáscara sagrada. Além disso, fique atento aos efeitos colaterais e às contraindicações, que serão expostos ao longo da leitura.
Desse modo, aprenda a fazer um bom uso da bebida, a qual pode ser preparada a partir das cascas da árvore, encontradas em lojas de produtos naturais.
Quais são os reais benefícios da cáscara sagrada?
De nome científico Rhamnus purshiana, a cáscara sagrada é uma planta que oferece propriedades laxativas naturais, que podem auxiliar em problemas como a prisão de ventre.
Isso faz com que muitas pessoas a utilizem como meio para emagrecimento, já que o chá possui, consequentemente, um efeito diurético. Porém, isso pode ser muito perigoso, de acordo com especialistas.
Portanto, confira agora os reais benefícios do chá de cáscara sagrada e entenda porque ele não é recomendado para uso em dietas de emagrecimento.
Benefícios do chá de cáscara sagrada
1. Auxilia em processos de tratamento da constipação intestinal
A cáscara sagrada contém compostos bioativos chamados antraquinonas, que atuam fornecendo ação laxativa, formando contrações intestinais, amolecendo as fezes e facilitando a evacuação. Nesse sentido, a ação laxante das cascas da árvore é mais suave que aquela promovida pelo chá de sene, por exemplo. Além disso, ela pode demorar de 6h a 12h para agir no organismo.
2. Facilita a evacuação em casos específicos
O chá de cáscara sagrada também é recomendado para pacientes que sofrem com hemorroidas, fissuras anais ou após cirurgias feitas no reto. Isso acontece devido à ação laxativa da bebida, que amolece as fezes, amenizando o incômodo da evacuação.
3. Promove a saúde do fígado
Alguns estudos preliminares mostraram que a cáscara sagrada contém um composto chamado emodina, que atua contra alguns danos hepáticos, promovendo a saúde do fígado. Além disso, ela também ajuda no tratamento contra cálculos biliares.
4. Ajuda a prevenir o câncer
A emodina, presente na cáscara sagrada também bloqueia a proliferação de células cancerígenas, além de induzir na morte destas. Assim, alguns estudos recentes apontam para a utilidade do chá da planta para a prevenção do câncer, em especial, do fígado.
5. Atua na cura de verminoses
O chá de cáscara sagrada possui ação antiparasitária, eliminando parasitas e vermes intestinais.
O chá de cáscara sagrada realmente emagrece?
Devido ao seu efeito laxante e diurético, muitas pessoas acreditam que o chá de cáscara sagrada pode ser tomado com o objetivo de promover a perda de peso. Todavia, especialistas alertam sobre o dano que a ingestão prolongada da bebida pode causar ao organismo, já que a ação laxativa promove uma desidratação do organismo.
Além disso, apesar de suas propriedades diuréticas, a bebida não reduz a absorção de gordura pelo corpo. Dessa forma, ela não é aconselhada para inclusão em dietas de perda de peso.
Como fazer o chá de cáscara sagrada
Ingredientes
- 25G de cascas secas de cáscara sagrada;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Em uma panela, coloque as cascas secas de cáscara sagrada na água e deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e aguarde cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar o chá e beber.
Efeitos colaterais
Devido ao seu alto poder laxativo e ao número de reações adversas constatadas, a ingestão do chá de cáscara sagrada deve seguir uma orientação médica adequada. Ademais, a dose diária recomendada é de até 600mg por dia, ou 3 doses. Além disso, a bebida não deve ser consumida por vários dias consecutivos.
Nesse sentido, foram observados efeitos colaterais como tontura, vômitos, sudorese, náuseas, diarreia, má absorção de nutrientes, falta de apetite, cólicas abdominais e cansaço excessivo.
Quem não deve tomar o chá
O chá de cáscara sagrada é contraindicado para grávidas, lactantes e mulheres que desejam engravidar. Da mesma forma, ele não deve ser tomado por crianças abaixo de 12 anos de idade ou por indivíduos que façam uso de medicamentos a base de digoxina, corticosteroides, diuréticos, glicosídeos ou remédios para arritmia.
Ademais, a cáscara sagrada também não é indicada para pessoas que sofrem de apendicite, obstrução intestinal, úlceras estomacais, diverticulite, colite ulcerativa e Doença de Crohn.