Chá de sene: conheça os benefícios e fique alerta aos efeitos colaterais

O chá de sene atua como um poderoso laxante. Confira!

Planta nativa da Ásia e muito conhecida hoje em dia no Brasil, o sene é utilizado há séculos para o tratamento da prisão de ventre. Entretanto, seus benefícios vão além, e a planta apresenta propriedades que auxiliam no processo de cura de certas inflamações, atuando, inclusive como vermífugo. Assim, confira hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre o chá de sene!

Ademais, apesar das contribuições que a bebida oferece para o tratamento de problemas gastrointestinais, é necessário estar atento aos efeitos colaterais e às contraindicações do sene, já que seus efeitos podem ser severos em alguns casos. Dessa forma, o ideal é sempre consultar um médico especialista antes de iniciar a ingestão da bebida.

Conheça os benefícios do chá de sene

De nome científico Senna alexandrina, o sene pode ser encontrado em casas de produtos naturais e em farmácias de manipulação, na forma de folhas secas. No entanto, esta é uma planta facilmente encontrada em canteiros pelo Brasil, e suas folhas frescas também podem ser usadas para o preparo do chá.

Dito isso, confira agora os benefícios que o chá de sene pode oferecer à você!

chá de sene
Confira os benefícios do chá de sene e sias contraindicações! Fonte: Wikimedia Commons.

Os maiores benefícios do chá de sene

  1. Combate a prisão de ventre

O chá de sene contém senosídeos A e B, compostos bioativos que estimulam o funcionamento do intestino. Além disso, por possuir derivados antraquinônicos, a planta auxilia na estimulação dos músculos do cólon, facilitando a passagem das fezes e aliviando a prisão de ventre. Desse modo, ele atua como um poderoso laxante.

  1. Protege a microbiota do sistema gastrointestinal

O sene possui antioxidantes naturais, como alguns flavonoides e glicosídeos, além dos senosídeos. Assim, o chá da planta é capaz de promover uma certa proteção da microbiota do sistema gastrointestinal, destruindo as células que podem ocasionar doenças crônicas nele e equilibrando a flora intestinal.

  1. Evita inflamações pelo corpo

Algumas pessoas utilizam o chá de sene para o tratamento alternativo de processos inflamatórios, como dores de cabeça, e inflamações nas articulações e músculos. Na verdade, isso ocorre devido às propriedades anti-inflamatórias da planta. Porém, em tais casos a bebida deve ser ingerida de maneira pontual, pois pode desencadear o famoso efeito laxante.

  1. Atua como um vermífugo

Os compostos bioativos presentes no chá de sene também oferecem um efeito antiparasitário, eliminando parasitas e vermes intestinais. Dessa forma, o sene também atua como um poderoso vermicida.

  1. Possui efeito detox

O chá de sene estimula os músculos do cólon, fazendo com que a eliminação de líquidos do corpo ocorra de forma rápida. Desse modo, ele se torna um agente diurético, estimulando a liberação do acúmulo de água e o excesso de sais minerais e gorduras, que causam inchaços no corpo. Portanto, a bebida promove um excelente efeito detox, limpando o organismo de resíduos e toxinas.

  1. Auxilia no tratamento de fissuras anais e hemorroidas

Por possuir propriedades laxativas e depurativas, o chá de sene deixa as fezes mais moles. Assim, ele pode ser utilizado por pessoas com fissura anal e hemorroidas, a fim de aliviar o desconforto da defecação.

Veja também: Conheça os benefícios do Chá de Boldo. 

Como fazer o chá de sene

Ingredientes

  • 250ml de água quente;
  • 1 colher de chá de folhas de sene (caso sejam frescas, o ideal é optar pelas folhas de cor verde mais escura).

Modo de preparo

Coloque as folhas de sene em uma xícara ou copo com a água já fervida previamente, e tampe o local, aguardando por cerca de 5 minutos. Por fim, basta coar e beber de 2 a 3 vezes por dia. Nesse sentido, é importante salientar que o chá de sene deve ser utilizado somente até a melhora dos sintomas ou por até 3 dias consecutivos, a depender da recomendação médica.

Efeitos colaterais

O efeito laxante do sene acaba irritando as mucosas intestinais, de forma a facilitar os movimentos do intestino e eliminar as fezes de forma mais rápida. Por isso, a ingestão do chá de sene pode provocar cólicas, sensação de barriga inchada e gases.

Além disso, algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao sene, o qual pode ocasionar diarreia, vômitos, aumento do fluxo menstrual, má absorção intestinal, hipocalcemia, hipocalemia e diminuição de hemoglobinas.

O uso do chá por mais de 10 dias consecutivos pode, inclusive, aumentar a predisposição ao câncer colorretal.

Quem não pode tomar o chá

O chá de sene é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos, pessoas com dores intestinais de causa desconhecida, ou que apresentem oclusão intestinal, enterite ou apendicite aguda. Do mesmo modo, a bebida deve ser evitada por quem toma remédios para o coração, laxantes, cortisona ou diuréticos.

Continue lendo: Veja todos os benefícios do Chá de Alecrim

Essa é nossa equipe de produção completa: Expediente

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação