Book Appointment Now
Chá de chapéu-de-couro promove um detox natural; aprenda sobre ele
Você já ouviu falar no chá de chapéu-de-couro? Conhecido na medicina popular, ele é geralmente utilizado para o tratamento de infecções e problemas de pele. Contudo, seus benefícios são muitos e podem oferecer auxílio em diversos outros tratamentos. Portanto, veja hoje no SaúdeLab tudo que a sua saúde pode ganhar a partir do consumo da bebida e aprenda a prepará-la!
Em primeiro lugar, é necessário salientar que a ingestão do chá de chapéu-de-couro deve ser orientada por um médico especialista em plantas medicinais, já que seu uso pode ocasionar efeitos colaterais. Além disso, existem algumas contraindicações que devem ser observadas. Portanto, continue conosco e aprenda mais sobre essa poderosa bebida!
Conheça os benefícios do chá de chapéu-de-couro
De nome científico Echinodorus macrophyllum, o chapéu-de-couro é uma planta nativa da América e muito abundante em regiões pantanosas do Brasil. Nesse caso, ela ficou famosa por ser a matéria prima do famoso refrigerante mineirinho. Porém, suas propriedades medicinais também são muito conhecidas, e a planta pode ser utilizada para o tratamento de diversas enfermidades.
Nesse sentido, o chapéu-de-couro é rico em substâncias como taninos, alcaloides e flavonoides, que oferecem ação anti-inflamatória, antioxidante, diurética, hipotensora e antirreumática. Assim, entenda agora como tudo isso se traduz em benefícios para a sua saúde a partir da ingestão do chá da planta!
Propriedades da planta chapéu-de-couro
1 – Combate problemas na garganta
A planta chapéu-de-couro é rica em sais minerais e antioxidantes capazes de inibir os vírus causadores de problemas como laringite e faringite. Além disso, o chá feito com as folhas da planta é eficaz no tratamento da tosse e de infecções e dores de garganta.
2 – Diminui a retenção de líquidos
Por causa de sua ação diurética, o chá de chapéu-de-couro acaba auxiliando na eliminação do excesso de líquidos do organismo, sendo um aliado para pessoas que sofrem de retenção ou em tratamentos para a diminuição dos índices de ácido úrico do organismo. Desse modo, a bebida também se mostra uma excelente opção para desintoxicar órgãos como rins, fígado e estômago.
3 – Auxilia no tratamento do vitiligo e outros problemas de pele
Os altos teores de antioxidantes presentes nas folhas de chapéu-de-couro também agem diretamente sobre a pele, protegendo-a dos radicais livres. Ademais, o chá da planta pode ser tanto consumido quanto utilizado em forma de emplastros por pessoas que possuem problemas de pele como vitiligo, melasma e outros tipos de descoloração, ajudando a inibir a produção de melanina sob a camada cutânea.
4 – Aumenta a imunidade do organismo
Os antioxidantes presentes no chá de chapéu-de-couro também atuam protegendo as células do corpo contra a infecção por vírus e bactérias, em especial aquelas causadoras de problemas respiratórios, como gripes, resfriados e problemas de garganta. Além disso, a imunidade do corpo acaba sendo fortalecida.
5 – Regula o intestino
O chá de chapéu-de-couro também é conhecido por ser um laxante natural, regulando o intestino e solucionando casos de constipação. Assim, é importante lembrar que ele não deve ser consumido em excesso, pois pode provocar diarreia.
6 – Previne doenças cardiovasculares
Algumas pesquisas recentes mostraram que o chá de chapéu-de-couro tem a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial e inibindo a formação de placas de gordura no sangue. Assim, a bebida foi considerada eficaz no combate à hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
7 – Alivia dores nas articulações
Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de chapéu-de-couro também pode ser utilizado no combate a dores nas articulações. Portanto, a bebida é eficaz no tratamento de casos de artrite, artrose, gota e hérnias. Além disso, ela também é conhecida pelos seus efeitos no controle de infecções urinárias e pedras nos rins.
Como fazer o chá
Ingredientes
- 20g de folhas de chapéu-de-couro;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas de chapéu-de-couro, tampe o local e aguarde por 10 minutos. Por fim, basta coar e beber o chá. A indicação para consumo é de até 3 vezes ao dia e a duração do tratamento deve seguir um protocolo médico adequado.
Efeitos colaterais
Se consumido em excesso, o chá de chapéu-de-couro pode causar diarreia e diminuição da pressão arterial.
Quem não pode tomar o chá
O chá de chapéu-de-couro não deve ser tomado por gestantes, lactantes, pessoas que possuem insuficiência renal ou cardíaca, pressão baixa, corrimento vaginal ou que façam uso de medicamentos para pressão alta.
Leia mais: Chá de Macela é ótimo para quem sofre com dores no corpo e tem mais benefícios