Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Aprenda como cultivar erva-doce em casa; um calmante natural

A erva-doce (Pimpinella anisum) também chamada de funcho, anis-verde, anis e pimpinela-branca é uma espécie muito conhecida, principalmente pelas suas propriedades medicinais. Esta planta é muito utilizada principalmente na produção de chás, culinária, aromatizantes, sabonetes e  cosméticos devido a sua ação calmante e ao seu cheiro extremamente agradável . Por isso, você vai aprender neste artigo um pouco mais sobre ela e também como cultivá-la em casa, de forma simples e fácil.

Cultivando erva-doce em casa

A princípio, a erva-doce pode ser cultivada tanto em ambientes maiores diretamente no solo, quanto em locais pequenos como apartamentos realizando o plantio em vasos. Sobretudo, basta que você tenha um local com boa luminosidade para que ela se desenvolva e torne o ambiente bem mais bonito e aconchegante.

Ambiente para a condução

Desde já, é você precisa saber que a erva-doce tem origem no mediterrâneo e por isso é uma espécie que possui preferência por ambientes de clima ameno e que receba luz de forma direta por algumas horas diárias. Agora sobre a irrigação é essencial manter o solo úmido (nunca encharcado) e isso vai depender do clima da região em que for cultivada, porém ela não suporta muitos dias sem água.

Como plantar erva-doce em casa

Primeiramente, é muito importante que você escolha o lugar que será realizado o plantio.

Plantio em vaso:

Você precisará escolher um vaso que tenha acima de 30 cm de profundidade, com furos para drenar á agua e para o plantio deve-se misturar parte de terra e de substrato, para evitar a compactação do solo.  Por vezes, é interessante adicionar no fundo do recipiente cascalho para ajudar na drenagem da água.

Feito isso, adicione a semente que pode ser obtida de um sache para chá de erva-doce, cortando a embalagem e espalhando no vaso. Desse modo, adicione uma camada fina de terra misturada com substrato para cobrir as sementes. Por fim, borrife uma quantidade generosa de água (com borrifador para não descobrir as sementes) e então aguarde a germinação das sementes, que ocorrerá em aproximadamente 7 a 10 dias. Lembrando que nesse período é importante repor a água mantendo o solo úmido. Depois de 7 dias de germinadas você poderá retirar o excesso de plantas mantendo apenas uma planta por vaso.

Aprenda como cultivar erva-doce em casa; um calmante natural
Aprenda como cultivar erva-doce em casa; um calmante natural. Foto: Canva Pro

Plantio no solo (horta):

Para plantar erva-doce em sua horta, faça o plantio em recipientes menores (como em potes de sorvete) que contenham furos no fundo, seguindo o mesmo passo-a-passo descrito acima no plantio em vasos. Porém, quando for plantar diretamente no solo, você precisará retirá-las do local provisório quando atingirem 15 cm de altura. Para isso, retire a muda após a irrigação, juntamente com um torrão de terra para proteger as raízes e em uma cova com mais ou menos 10 cm, adicione a muda e regue posteriormente.

Dicas importantes:

Usar uma estaca para servir de suporte para a planta, pois ela pode crescer até 2,5 m.

Nunca deixar o solo encharcado.

Manter a planta em locais que incidam a luz natural diretamente, principalmente no período da manhã.

Como resultado, você terá uma linda planta de erva-doce e poderá usufruir de todos os benefícios que ela pode te oferecer, sendo o melhor de tudo em sua casa.

Veja também:  Chá de Alecrim: Como Fazer, Benefícios e Usos

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.