Chás para diabéticos: veja 9 opções que vão te ajudar a baixar o açúcar

Conheça, agora, os melhores chás que ajudam no controle da diabetes!

Só quem tem diabetes, sabe na pele o quão restrita a alimentação deve ser após o diagnóstico. É um tal de não pode isso, não pode aquilo… além das complicações que essa doença pode causar se não controlada. No entanto, a boa notícia é que existem alguns chás para diabéticos, que contribuem para o seu manejo.

Isso acontece porque eles ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo, inclusive, grandes coadjuvantes para o tratamento da diabetes.

Pensando nisso, o SaúdeLab preparou esse material para te mostrar os 9 melhores chás para diabéticos, os quais ajudam a baixar a glicemia. Então, se você quer conhecê-los, leia esse texto até o final e confira!

Todavia, vale destacar que, antes de fazer o consumo de qualquer um desses chás, você deve consultar o médico ou nutricionista que lhe acompanha, ok? Vamos lá!

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento irregular de açúcar (glicose) na corrente sanguínea. Essa elevação ocorre devido a falhas na síntese de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas.

Em suma, a função da insulina é viabilizar a entrada do açúcar para as células. Logo, se a produção desse hormônio estiver nula ou insuficiente, a glicose fica livre no sangue, causando, então, a hiperglicemia.

Contudo, embora seja uma doença crônica e progressiva, ou seja, que não tem cura, a diabetes pode ser controlada através de tratamento. Assim, é possível se prevenir das complicações que ela pode causar.

9 chás para diabéticos e como preparar

Agora que você já sabe o que é a diabetes, chegou a hora de conhecer os melhores chás para diabéticos, que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Confira abaixo!

1 – Chá de pata de vaca

Decerto, o chá de pata de vaca é um dos chás para diabéticos mais conhecidos. Ele é feito a partir de uma planta medicinal, a qual contém uma proteína que age de forma similar a insulina no organismo.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 2 folhas de pata de vaca. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Por fim, é só coar e beber assim que amornar.

2 – Chá de canela

O chá de canela ajuda a melhorar a atuação da insulina, contribuindo, então, para a redução do açúcar no sangue. Ele pode ser utilizado, inclusive, por pessoas que estão com pré-diabetes, uma vez que ele combate a resistência insulínica.

Como preparar

Em uma panela, coloque 2 xícaras de água e 1 pau de panela. Deixe ferver por 10 a 15 minutos, desligue o fogo e tampe. Por fim, deixe amornar e beba ao longo do dia.

3 – Chá verde

O chá verde age retardando a conversão de carboidratos em glicose. Com isso, após uma refeição, o açúcar chega aos poucos na corrente sanguínea, o que contribui para o controle da hiperglicemia. Então, é válido consumir o chá logo depois de comer.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de sobremesa de chá verde. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Por fim, é só coar e beber assim que amornar.

4 – Chá de insulina vegetal

Você já ouviu falar na insulina vegetal? A planta anil trepador recebeu esse nome após a descoberta do seu alto poder hipoglicemiante. Sendo, com certeza, um dos melhores chás para diabéticos.

Como preparar

Em uma panela, coloque 1 xícara de água e 1 colher de sobremesa de insulina vegetal. Leve para ferver e, após fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber assim que amornar.

5 – Chá de moringa

O chá de moringa desempenha diversos papéis importantes no corpo e, um deles, é a redução da glicemia, pois ele estimula a produção de insulina pelo pâncreas. Logo, ele também faz parte dos melhores chás para diabéticos.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de moringa. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Depois, é  só coar e beber assim que amornar.

6 – Chá de mastruz

O chá de mastruz, além de contribuir para a redução da glicemia, também é uma excelente opção para aliviar os sintomas da diabetes.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas de mastruz. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é  só coar e beber assim que amornar.

7 – Chá de carqueja

chás para diabéticos
Chá de carqueja é um dos chás para diabéticos – Foto: Canva.

O chá de carqueja é conhecido por ter ação diurética, mas, além disso, ele também possui função hipoglicemiante no organismo. Assim, ele ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de sobremesa de carqueja. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Por fim, é só coar e beber assim que amornar.

8 – Chá de sálvia

Dentre os chás para diabéticos, temos, também, o chá de sálvia. Ele possui ação hipoglicemiante e ajuda a melhorar a sensibilidade das células à insulina. Sendo indicado até mesmo para casos de pré-diabetes.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de sálvia. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é  só coar e beber assim que amornar.

9 – Chá de quebra-pedra

Por fim, o chá de quebra-pedra é um dos chás para diabéticos mais eficazes. Isso porque, ele possui extratos que desempenham ação hipoglicemiante no organismo, sendo bastante proveitoso para o controle da glicemia.

Como preparar

Coloque 1 xícara de água para ferver e, após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá de quebra-pedra. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Depois, é  só coar e beber assim que amornar.

E aí, gostou de conhecer os chás para diabéticos? Agora, clique aqui para conferir diversos outros artigos semelhantes a esse!