Chá de Equinácea: conheça 6 benefícios e saiba como preparar corretamente

Sem dúvidas, os chás estão entre as bebidas mais saudáveis que conhecemos. Mesmo com uma enorme variedade de tipos de chás, cada um deles se destaca de algum forma. O chá de equinácea, por exemplo, oferece benefícios únicos para a nossa saúde e organismo. Sendo assim, se você deseja saber mais sobre ele, venha com o SaúdeLab, aprenda o que é o chá de equinácea, quais são as utilidades e como preparar ele.

A princípio, os benefícios que os chás oferecem se dão através das propriedades das ervas e plantas medicinais utilizadas na produção deles. Logo, como cada tipo de planta possui propriedades específicas, então cada chá também terá determinadas aplicações. Portanto, no caso do chá de equinácea, é importante conhecer as suas propriedades para saber como aproveitar ele corretamente.

Principais benefícios do chá de equinácea

  • Possui efeito analgésico: tanto dores mais leves, como a dor de garganta, até as mais pesadas, como a dor de dente, são amenizadas pelo efeito da equinácea.
  • Trata infecções diversas: esse chá pode ser empregado para combater desde infecções respiratórias, como tuberculose e bronquite, até infecções no trato urinário, seja na bexiga ou rins.
  • Age como anti-inflamatório: diversos problemas de saúde são causados por reações inflamatórias, como a artrite, e essas podem ser combatidas através do uso desse chá.
  • Combate gripes e resfriados: tanto os sintomas quanto a duração das gripes e resfriados podem ser consideravelmente reduzidos através do uso do chá de equinácea.
  • Beneficia o sistema digestivo: o chá possui uma ação calmante no sistema digestivo, e ainda pode atuar como laxante, o que é especialmente vantajoso para que sofre de constipação intestinal.
  • Tem propriedades anticancerígenas: por incrível que pareça, o chá é um alternativa complementar na prevenção e tratamento de alguns tipos de cânceres, como o cerebral.

Leia mais: Chá da Folha de Manga: conheça os benefícios para saúde e saiba como fazer

Existe alguma contraindicação do consumo da bebida?

Infelizmente, pessoas com esclerose ou HIV precisam evitar o consumo do chá de equinácea, pois ele pode ser prejudicial para quem possui essas condições de saúde. Porém, feita essa exceção, o único cuidado que você deve ter ao beber esse chá é a quantidade. Se o consumo for excessivo, ele pode acabar causando sintomas como náuseas, alergias, enjoos e febre.

Como fazer o chá de equinácea em casa corretamente?

Por fim, agora que você conhece os benefícios do chá de equinácea, resta apenas aprender como fazer ele em casa. Se você tiver acesso a planta inteira, é importante que você utilize as folhas, flores e raízes delas, macerando essas estruturas em um pilão. Contudo, a planta pode ser facilmente encontrada já pronta para o uso. Em ambos, os casos, será necessário utilizar apenas dois ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (chá) de equinácea

Com os ingredientes em mãos, comece fervendo a água sob o fogo e, quando atingir fervura, acrescente a equinácea. Desligue o fogo e aguarde cerca de 15 minutos para a planta liberar suas propriedades. Passado o tempo, você já pode coar a água e beber o chá.

Leia mais: Chá de cúrcuma: veja os benefícios do açafrão-da-terra para saúde e cuidados de consumo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915