Chá de hibisco faz mal para o fígado? Conheça melhor suas propriedades

Mesmo sendo tão popular, o chá de hibisco requer alguns cuidados no consumo

Sem dúvidas, são poucos os chás que conseguem ser tão consumidos e populares quanto o chá de hibisco. Ele é muito saboroso e rico em efeitos benéficos para a saúde. Porém de nada adianta incluir ele na sua rotina se você não souber como consumi-lo corretamente Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de hibisco faz mal para o fígado, e apresentar algumas de suas propriedades.

Atualmente, a popularidade de chá de hibisco é tão grande que é possível encontrar ele em quase qualquer mercado. Isso acaba sendo bastante vantajoso, visto que dessa forma ele se torna mais acessível. O problema é que essa popularidade pode levar à algumas pessoas a consumir ele sem conhecê-lo bem.

Quais as propriedades do chá de hibisco?

  • Combate microrganismos: poucos sabem disso, mas o chá de hibisco contém propriedades antimicrobianas. Isso permite que ele possa combater determinados microrganismo, especialmente bactérias.
  • Melhora a saúde cardiovascular: esse é um dos principais benefícios que o hibisco oferece. Ele não só promove um melhor controle da pressão arterial, como também ajuda na manutenção dos níveis de colesterol.
  • Contém antioxidantes: de maneira geral, os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres do organismo. Estes por sua vez são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Favorece o emagrecimento: existem um grupo de compostos no hibisco que oferece múltiplos benefícios para a nossa saúde, que são os compostos fenólicos. Alguns polifenois desses grupos melhoram a queima de gorduras e reduzem a absorção de carboidratos, ajudando muito na perda de peso.
  • Ajuda na diabetes: juntamente com a redução da absorção dos carboidratos, o chá de hibisco também inibe a atividade de determinadas enzimas responsáveis por digerir os mesmos e aumentar a glicemia.

Leia mais: Chá de hibisco faz mal para o coração? Entenda mais sobre seus efeitos

O chá de hibisco faz mal para o fígado?

À primeira vista, como ele é um dos órgãos mais sensíveis do nosso organismo e pode ser facilmente afetado por nossa alimentação, é importante questionar se o chá de hibisco faz mal para o fígado. Existem sim determinados tipos de chás que possuem essa propriedades, mas felizmente esse não é o caso do hibisco. Inclusive, acredita-se que ele seja até capaz de promover a saúde do órgão.

A produção de ácidos graxos no fígado pode interferir no bom funcionamento dele e até favorecer a esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado. O chá de hibisco consegue impedir justamente essa produção de ácidos graxos, prevenindo esses problemas. Ademais, ele também contém propriedades capazes de eliminar as toxinas dele, o que também impede lesões e danos.

Em excesso, o chá de hibisco pode sim ser prejudicial

Por fim, é muito importante salientar que todos esses benefícios só podem ser garantidos se o consumo for feito com moderação. Em excesso, chá de hibisco faz mal para o fígado pois acaba sobrecarregando a sua capacidade de metabolizar nutrientes, causando uma certa toxicidade para ele. Portanto, não consumo doses muito grandes ou muito frequentes do chá.

Leia mais: Seriguela faz mal para os rins? Saiba quais os benefícios e malefícios dela

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação