Seriguela faz mal para os rins? Saiba quais os benefícios e malefícios dela

Fique por dentro das principais propriedades que a seriguela oferece para a saúde

A seriguela pode até não ser tão popular e consumida quanto outras frutas, mas ela não deixa a desejar em sabor e propriedades. Obviamente que, antes de experimentar ela, é importante conhecer melhor as características dela para evitar quaisquer problemas ou conflitos na saúde. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se a seriguela faz mal para os rins, e te apresentar os benefícios e malefícios dela.

De antemão, muitas pessoas subestimam o impacto que as frutas podem ter no nosso organismo. Por serem extremamente rica em nutrientes, elas podem oferecer diversos benefícios para a saúde. Entretanto, é preciso salientar que o impacto que as frutas têm também pode ser negativo se não soubermos como aproveitá-las.

Principais características da seriguela

Visualmente, a seriguela é uma fruta bastante similar ao pequi, e lembra vagamente um caju, na questão de tamanho e de coloração. Porém essa coloração pode variar bastante, ainda mais dependendo da maturação do fruto. Quando ao uso, ela é comumente consumida in natura, mas possui algumas aplicações culinárias. No caso, ela pode ser aproveitada para fazer geleias, sucos e sorvetes.

Quanto aos seus nutrientes, os que mais merecem destaque são suas fibras e antioxidantes, mas vale mencionar que ela também uma quantidade significativa de carboidratos. Em relação aos antioxidantes, eles podem ser encontrados na forma de carotenoides, vitamina C e flavonoides.  A partir desses nutrientes, podemos avaliar se a seriguela faz mal para os rins, e entender melhor os benefícios dela.

Leia mais: Seriguela: conheça os benefícios e malefícios dessa fruta exótica

A seriguela faz mal para os rins mesmo?

A princípio, nenhum dos compostos presentes na fruta são suficientes para dizer que a seriguela faz mal para os rins. O que talvez faça as pessoas associarem a fruta à esse problema seja a sua quantidade de carboidratos, o que na prática não tem relação. Contudo, os carboidratos podem sim ser responsáveis por problemas de saúde.

Quem sofre de diabetes precisa estar sempre atento com os níveis de glicose do sangue. Como os carboidratos são os principais responsáveis por elevar esses níveis, os diabéticos devem evitar o consumo deles. Portanto, não é possível afirmar que a seriguela faz mal para os rins, mas em grandes quantidades, ela pode ser problemática para a diabetes.

Benefícios da seriguela para a saúde

  • Ajuda no emagrecimento: uma das funções das fibras da seriguela é aumentar a nossa saciedade após refeições. Esse efeito pode parecer pequeno, mas é de grande ajuda para quem deseja perder peso.
  • Promove a saúde intestinal: outro efeito interessante das fibras é que elas favorecem o bom funcionamento do intestino, o que é especialmente vantajoso para quem sofre de constipação intestinal.
  • Melhora o controle do colesterol: ainda em relação as fibras, elas também são responsáveis por reduzir a absorção de gorduras em outros alimentos, que por sua vez é bom para o controle dos níveis de colesterol.
  • Previne o envelhecimento precoce: a riqueza da fruta em antioxidantes permite que ela possa combater os radicais livres do nosso organismo, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce.
  • Aumenta a imunidade: os antioxidantes também estão diretamente ligados à um melhor funcionamento do sistema imunológico, e consequentemente também melhora nossa resistência à doenças.

Leia mais: Carambola faz mal para os rins? Conheça seus malefícios à saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação