Para que serve a fumaça da folha de louro? Aprenda como fazer de forma prática

Conheça seus benefícios e como tirar proveito dessa erva aromática

Os ingredientes e temperos de cozinha que temos em casa podem fornecer benefícios diversos. Um destes ingredientes é a folha de louro, que possui aroma e sabor bem distintos. Contudo, existe uma forma de aproveitá-la que poucos conhecem. Venha com o SaúdeLab, aprenda a fazer e para que serve a fumaça da folha de louro.

À primeira vista, você pode conhecer a folha de louro apenas como um tempero caseiro, muito utilizado no preparo de receitas. Entretanto, assim como muitas outras folhas e ervas, suas aplicações são mais diversas do que as pessoas costumam pensar.

Independentemente como se prepara a folha de louro, ela desempenha ações antioxidantes, melhora a circulação sanguínea, regular o sistema digestivo, ajuda o sistema imune a combater bactérias e fungos, e atua como um excelente anti-inflamatório.

Benefícios da fumaça de folha de louro

Conforme fora dito, existe mais de uma forma de tirar proveito das propriedades da folha do louro. Talvez as formas mais populares sejam utilizar ele em chás ou no tempero de comidas, como frango, arroz e feijão. Entretanto, utilizá-lo como incenso, tratamento de feridas ou chás é uma prática usada desde a antiguidade, tanto por gregos como por romanos.

Pesquisas científicas comprovam que ela contém substâncias calmantes como o Linalol, por exemplo. E os principais benefícios da exposição ao cheiro dessa fumaça no ambiente são alívio de estresse e tensão, bem-estar emocional e melhora das dores de cabeça.

Ademais, há casos em que essa fumaça no ambiente também leva ao relaxamento dos músculos, mas não há uma certeza absoluta quanto ao aproveitamento desses benefícios. Por fim, a queima da folha de louro deixa o cheiro da casa mais agradável e serve para mudar o odor do ambiente.

Como queimar e aproveitar a fumaça corretamente?

Tendo em mente os benefícios da fumaça da folha de louro, é importante aprender a forma correta de queimar, e como aproveitar tudo que ela pode oferecer para nossa saúde.

Passo a passo

  • Primeiramente, separe as folhas de louro;
  • será preciso ter em mãos um fósforo ou isqueiro, e um recipiente a prova de fogo, como um utensílio de cerâmica ou similar;
  • após isso, basta colocar fogo nas folhas e deixar sob o recipiente, para que a fumaça se espalhe no ambiente.

O ideal é que você tenha uma quantidade suficiente e você possa inspirar a fumaça por cerca de 10 minutos. Assim, é possível aproveitar todos os benefícios.

Mas atenção! Não coloque a fumaça próxima as narinas e tenha cuidado de iniciar a queima das folhas longe de locais em que haja risco de incêndio.

Outras formas de uso da planta

Você conhece outros benefícios além da queima de folhas de louro? Saiba essa não é a única forma de aproveitá-las. Além de chás e temperos, ela pode ser encontrada em cremes, shampoos e remédios naturais.

Você pode utilizá-la como incenso, tratamento de feridas ou chás para eliminar desconfortos de gases intestinais. Essas são práticas usada desde a antiguidade, tanto por gregos como por romanos. No caso do chá, para tirar proveito dessas características, basta adicionar duas folhas em uma xícara de água quente.

Por incrível que pareça, até para espantar baratas ela é útil. Essas visitas indesejadas detestam o cheiro que as folhas exalam, assim basta colocar algumas folhinhas em pontos estratégicos de armários ou gavetas.

Leia mais: Chá de Louro faz bem para o estômago? Confira a verdade e entenda os benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação