Chá para retenção de líquido: 8 melhores opções de diuréticos naturais

Selecionamos para você as melhores opções de chá para retenção de líquido. À primeira vista, não costuma haver muitos riscos para a saúde quando se trata de inchaços generalizados do corpo.

Mas sem dúvidas esse é um problema que causa bastante incômodo e desconforto. Felizmente existem dicas bem simples e práticas que ajudam a combater inchaços, como é o caso de alguns chás. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre as 8 melhores opções de chá para retenção de líquido que são diuréticos naturais.

Existem diferentes fatores que podem contribuir para o inchaço no corpo. Alguns estão relacionados com a nossa circulação, e outros com os nossos hábitos de vida. Entretanto, geralmente a retenção de líquidos é a principal causa desse problema.

Consequentemente, um chá diurético, que promove a eliminação de líquidos, acaba sendo um enorme aliado no combate do inchaço.

8 opções de chá para retenção de líquido

Por incrível que pareça, existem diferentes tipos de chá para retenção de líquido pois muitas plantas agem como diuréticos no nosso organismo. E para os chás em específico, como são feitos basicamente por água, a diurese é estimulada ainda mais.

Ou seja, a combinação de ervas medicinais com infusões é perfeita para eliminar líquidos. Dito isso, veja a seguir as 8 melhores opções de plantas para chá para retenção de líquido:

  • Funcho
  • Carqueja
  • Cavalinha
  • Chá verde
  • Dente de leão
  • Folha de abacate
  • Espinheira santa
  • Casca de abacaxi

O que mais ajuda a combater essa retenção?

A princípio, da mesma forma que existem diferentes tipos de chá para retenção de líquido, também há comidas que exercem efeitos similares. Esse é o caso de frutas como o abacaxi, melancia, pera e melão, que são ricos em água e nutrientes diuréticos.

Sob o mesmo ponto de vista, também vale acrescentar que, em compensação, alimentos ricos em sódio, mineral que favorece a retenção de líquidos, devem ser evitados sempre que possível.

Por outro lado, não são apenas os hábitos alimentares que combatem a retenção de líquidos. Muitas atividades no nosso dia a dia podem prevenir e aliviar esse problema. Por exemplo, a manutenção de uma boa rotina de exercícios e drenagens linfáticas regulares ajudam bastante nesse aspecto.

Ademais, dependendo do caso, é possível partir para o uso de medicamentos diuréticos, cujo o efeito é mais garantido.

O mais importante é beber bastante água na rotina

Por fim, não podemos deixar de comentar da importância que a águe tem na retenção de líquidos. Pode parecer estranho pensar que ingerir mais líquidos combate a retenção dos mesmos.

Mas a água em específico é o principal diurético que podemos consumir no dia a dia. Conforme fora dito, os tipos de chá para retenção de líquido são bons não só pelas ervas usadas, mas também pela água presente na bebida.

De maneira geral, a água mantém o organismo e hidratado e o funcionamento do sistema renal, cujo papel é justamente é eliminar líquidos. Logo, se você está sofrendo com inchaços, nunca esqueça de tomar bastante água e, obviamente, ir ao banheiro com frequência.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915