Cheiro de tinta faz mal para a saúde? Descubra os riscos e entenda os perigos

Entenda se a exposição à tinta pode ser prejudicial para a saúde de alguma forma

A princípio, você provavelmente já ouviu falar que o cheiro de tinta faz mal. De fato existem muitas substâncias que, quando inaladas, prejudicam a saúde do nosso organismo. Mas será que o cheiro que a tinta emite é realmente capaz de causar algum tipo de problema? Venha com o SaúdeLab e entenda se é verdade que o cheiro de tinta faz mal para a saúde, e quais seriam os riscos.

De maneira geral, o cheiro da tinta é realmente bastante incômodo para muitas pessoas. Por isso é muito comum ter dificuldades ao pintar e reformar a casa. Esse tipo de odor é muito diferente do que estamos acostumados, o que causa uma certa estranheza. Contudo, mesmo que você não se incomode com esse tipo de cheiro, ainda assim existem outros motivos pelos quais você deve evitá-lo.

A química da tinta e seus problemas

Primeiramente, antes de falar do cheiro da tinta em específico, é bom entender um pouco sobre a composição dela, que é justamente onde o problema pode estar. No caso, existem diferentes tipos de tintas, e grande parte delas são sintéticas. À primeira vista, a tinta ser sintética não faz dela ruim, mas dependendo de quais compostos são usados em sua produção, ela pode sim ser prejudicial para a saúde.

Geralmente, as tintas sintéticas mais problemáticas são aquelas derivadas do petróleo, e com a adição de metais pesados, que são extremamente tóxicos. Essa toxicidade pode nos afetar tanto através do tato quanto através do olfato. Ou seja, infelizmente o cheiro de tinta de fato é prejudicial para a saúde, especialmente em tintas de pior qualidade e procedência.

Leia mais: Conheça as 10 frutas com maior teor de agrotóxico e evite o consumo

Cheiro de tinta faz mal?

De antemão, o cheiro de tinta tem um problema que é comum para muitos produtos químicos, que é o forte odor. Quando inalamos um cheiro muito forte, os neurotransmissores do cérebro são ativados para além do normal. Isso faz com que haja uma liberação de substâncias, como o cortisol, capazes de causar dor de cabeça. Logo, dependendo da sua sensibilidade para odores, você pode desenvolver fortes enxaquecas. Portanto, sim, o cheiro da tinta faz mal à sua saúde, portanto, você deve evitá-lo.

Agora em relação ao cheiro dos químicos da própria tinta, os malefícios podem ser bem variados. Geralmente, ele costuma causar irritações nas vias aéreas, alergias e enjoos. Mas essas irritações também podem atingir a pele e olhos, especialmente se o contato com a tinta for físico. Vale salientar que esses problemas são agravados se a exposição ao cheiro da tinta for prolongado ou frequente, como é o caso de pintores, por exemplo.

Como usar tinta sem se prejudicar?

Por fim, tendo em mente todos os malefícios do cheiro da tinta, resta apenas aprender a como usar ela de forma segura. Afinal, um eventual contato com tintas é inevitável. Por exemplo, algumas pessoas sofrem ao pintar a casa ou quarto justamente por causa do cheiro. Para evitar, comece a pintura o mais cedo possível, para que o cheiro possa diminuir até a noite, e quando a tinta estiver seca, lave as paredes com produtos de limpeza adequados.

Como já sabemos, o cheiro de tinta faz mal, portanto, outro fator importante é o tipo de tinta. Conforme fora dito, as tintas sintéticas com metais pesados são tóxicas. Mas existem algumas que não só não contém esses metais, como também são inodoras, de fácil lavagem e podem ser dissolvidas em água. Esse é o caso de certas tintas acrilex e a base de látex. As tintas ecológicas e naturais também são uma opção, sendo ainda menos prejudiciais e agressivas tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.

Leia mais: Boca roxa, o que pode ser? Descubra 10 problemas que podem estar por trás

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação