Chiclete engorda? Descubra se esse hábito pode afetar nos ponteiros da balança

Entenda se existe alguma relação entre mastigar chiclete e ganhar peso

À primeira vista, o chiclete parece um doce bem inofensivo. Porém, sempre precisamos tomar cuidado com esse tipo de doce, como as balas e pirulitos. Por serem industrializados, eles podem prejudicar nossa saúde, ou até mesmo contribuir para o ganho de peso em certos casos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que chiclete engorda ou se isso é apenas mito.

De antemão, pode ser difícil imaginar que o chiclete seja algo que possa nos engordar. Afinal, ele é feito apenas para ser mastigado e jogado fora, então ele nem vai parar no nosso estômago. Mas conforme fora dito, doces e balas desse tipo precisam ser consumidos com cuidado. Mesmo que elas sejam feitas para mascar, o conteúdo delas podem ter efeitos diversos no nosso organismo.

O problema está na mastigação do chiclete

Apesar do chiclete ser um produto industrializado, e consequentemente ele possui diversos ingredientes que são prejudiciais para a saúde, o verdadeiro problema não está em sua composição. Na realidade, por incrível que pareça, o que faz o chiclete ser um problema é a forma em que ele é consumido. Mastigar um alimento constantemente sem de fato fornecer algo para o organismo digerir possui consequências diversas.

De maneira geral, o processo digestivo de qualquer alimento se inicia na boca, como a mastigação e salivação. Com isso, quando mascamos um chiclete, o cérebro interpreta que nós começamos a comer algo, dando início a uma cascata de digestão. Ou seja, ele sinaliza os órgãos digestivos, como o fígado, intestino e pâncreas, para estimular a atividade deles. Porém, como não há nada para ser digerido, esses órgãos são sobrecarregados.

Veja também: Como parar o soluço? 10 dicas que podem funcionar para você

Então, é verdade que o chiclete engorda?

Infelizmente sim, consumir chiclete engorda, e isso ocorre de duas formas. Como o pâncreas é um dos órgãos que o cérebro estimula por causa da mastigação, ele acaba liberando insulina no organismo. Consequentemente, como não há nenhum alimento em que essa insulina é aproveitada, ela acaba favorecendo o acúmulo de gorduras no nosso corpo, o que obviamente leva ao ganho de peso.

Por outro lado, o chiclete engorda também através da fome. Novamente, como nós não engolimos nada durante a mastigação do chiclete, o centro da fome no nosso sistema nervoso é estimulado. Afinal, todo o organismo se prepara para uma digestão, mas acaba não recebendo nada. Logo, ao mascar chiclete instigamos a nossa fome, o que afeta a saciedade e favorece problemas de compulsão alimentar.

Chicletes diets ou sem açúcar não fazem muita diferença

Tendo em mente que o chiclete engorda por causa da mastigação, fica claro que optar por chicletes com menos açúcar não fará uma diferença significativa. Eles vão favorecer o ganho de peso e sobrecarregar os órgãos digestivos de qualquer forma. Inclusive, a longo prazo, os chicletes podem ser responsáveis por diversos problemas pancreáticos, hepáticos e digestivos, justamente por causa dessa sobrecarga dos órgãos.

Leia mais: Como queimar calorias sem sair de casa? Economize e emagreça de forma saudável

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação