Book Appointment Now
Clorella: o que é? Como tomar? Emagrece? Descubra agora mesmo
Também conhecida como chlorella, a clorella é uma microalga esverdeada de água doce. Com isso, por causa do seu alto teor nutricional, ela possui diversos benefícios à saúde. Sendo um dos gêneros de algas mais estudados no meio científico.
Por essa razão, ela ficou famosa no campo da nutrição em detrimento dos seus nutrientes. Uma vez que, a chlorella é fonte de proteínas, fibras, vitamina A, ômega 3, ferro, vitamina C, potássio, fósforo e as vitaminas do complexo B.
Sendo assim, no artigo de hoje, o SaúdeLab vai lhe mostrar quais são os benefícios da clorella e como usar em sua rotina. Então, continue conosco até o final para conferir!
Leia também: 10 benefícios da chia: saiba como esse superalimento é poderoso
Para que serve a clorella?
De modo geral, a clorella é utilizada como um suplemento alimentar. Todavia, existem 30 espécies diferentes desta microalga. Mas, as mais utilizadas e estudadas são a Chlorella pyrenoidosa e a Chlorella vulgaris.
Logo, foi a sua grande quantidade de nutrientes que chamou a atenção de diversos estudiosos. Isso porque, ela possui uma composição nutricional bastante ampla e surpreendente. Sendo, altamente, nutritiva e benéfica para a saúde.
Com isso, ela ganhou o nome de “superalimento” por muitos pesquisadores. Visto que, essa microalga possui diversos benefícios, tais como:
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda na desintoxicação do fígado;
- Contribui para a prevenção de anemias;
- Diminui os níveis de colesterol LDL na corrente sanguínea;
- Combate as inflamações;
- Melhora os níveis de açúcar no sangue
- Protege as células contra os efeitos dos radicais livres.
O que dizem as evidências científicas?
Além disso, um estudo realizado em 2019, avaliou os efeitos das microalgas – Chlorella e Arthrospira – para a saúde e nutrição humana. Como resultado, obteve-se que elas possuem propriedades antioxidantes e podem ser anti-hipertensivos naturais.
Já um outro estudo, realizado em 2021, avaliou as propriedades da Chlorella vulgaris e da Chlorococcum amblystomatis na obesidade e inflamação no fígado. Como resultado, viu-se que essas espécies possuem atividades anti-obesidade, anti-esteatose e anti-inflamatória.
Diante disso, por causa das suas propriedades antioxidantes, alguns estudiosos sugerem que a chlorella pode ser utilizada para prevenir e melhorar doenças neurológicas, como: depressão, ansiedade, Alzheimer e Parkinson.
Clorella X Spirulina: qual é a diferença?
Tanto a chlorella quanto a spirulina são microalgas de água doce. Dessa forma, ambas são utilizadas como suplementos alimentares e possuem benefícios para a saúde. Podendo ser utilizadas diariamente, de acordo com prescrição de médico ou nutricionista.
Entretanto, as principais diferenças entre as duas estão na composição nutricional. Isso porque, enquanto a chlorella possui mais ômega 3, vitamina A, ferro, zinco e magnésio. A spirulina, por sua vez, tem menos carboidratos e mais proteínas.
No entanto, essas microalgas possuem propriedades nutricionais e efeitos semelhantes para o organismo, tais como:
- Previnem e combatem a coagulação sanguínea;
- Retardam o envelhecimento precoce da pele;
- Combatem a formação de células cancerígenas.
Logo, elas podem ser consumidas, inclusive, em conjunto. Desde que haja a recomendação médica ou nutricional para evitar a ingestão excessiva.
Clorella emagrece?
Por ser fonte de proteínas e fibras, a clorella ajuda a emagrecer. Isso porque, esses nutrientes favorecem para uma digestão mais lenta e maior saciedade. Dessa forma, a comida fica no estômago por mais tempo, o que ajuda na redução da fome.
Além disso, a chlorella também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Logo, o processo de lipólise (queima de gordura) fica mais facilitado e eficiente.
Mas, isso não dispensa a prática de exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. Pelo contrário, é muito importante que a dieta esteja em déficit calórico para o emagrecimento. Além de ser necessário o gasto de calorias através do exercício físico.
Portanto, é fundamental que você busque ajuda de um nutricionista e profissional de educação física para ter as orientações adequadas referentes à perda de peso. Assim, poderá aproveitar dos efeitos benéficos da chlorella da melhor forma possível.
Como tomar a clorella?
A chlorella é – geralmente – comercializada como um suplemento alimentar. Desse modo, ela pode ser encontrada em forma de pó, cápsula ou comprimido. Mas, também é possível encontrá-la em produtos fortificados, como: pão, macarrão e iogurte.
Melhor horário
Com isso, a chlorella em pó pode ser adicionada em sucos, frutas, vitaminas e sopas. Já em cápsula ou comprimido, basta ingeri-la com água ou suco. Sendo o mais indicado consumir antes das principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar).
Por quanto tempo?
No geral, o uso recomendado é de 2 a 10g por dia, podendo ser utilizada entre 1 a 3 meses. Todavia, a suplementação adequada depende das características e objetivos de cada pessoa.
Sendo assim, é primordial o auxílio de um médico ou nutricionista para iniciar o consumo. Pois, esses profissionais são capacitados para prescrever as concentrações adequadas dependendo das necessidades individuais.
Onde obter naturalmente?
Como visto, a chlorella é uma microalga que é vendida como um suplemento nutricional. Então, é possível encontrá-la em farmácias, lojas de produtos naturais ou em alguns supermercados.
Diante disso, para ter a microalga da forma mais natural possível, o ideal é comprar a clorella em pó. Assim, ela também será mais versátil para consumir.
Efeitos colaterais da clorella
Caso seja consumida em excesso, a chlorella pode provocar efeitos colaterais para o organismo. Os mais comuns são:
- Coceira na pele;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia
- Dores e desconfortos abdominais;
- Erupções cutâneas.
Logo, se você sentir algum desses sintomas, pare o uso imediatamente! Além disso, ela também pode alterar a coloração das fezes, deixando-as esverdeadas.
Isso acontece pelo fato de que a microalga possui grande quantidade de clorofila. Mas, esse efeito não traz prejuízos para a saúde.
Diante disso, fica mais uma vez o alerta da necessidade de um médico ou nutricionista. Afinal de contas, utilizar a chlorella sem recomendação pode causar efeitos nocivos para o organismo.
Quem não deve consumir?
Embora possua diversos benefícios para a saúde, a chlorella tem contraindicações. Portanto, existem alguns grupos de pessoas que não podem consumi-la, tais como:
- Pessoas que têm alergia a mofo e/ou frutos do mar;
- Crianças;
- Indivíduos com hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
- Grávidas e lactantes;
- Pessoas com doenças renais.
Então, gostou deste artigo? Clique aqui para ficar por dentro de vários outros assuntos semelhantes a estes.
Conhece a SPIRULINA? Será que ela EMAGRECE? Veja agora quais seus principais BENEFÍCIOS
Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.