Coceira nas mãos e pés: o que pode ser? Quando devo me preocupar?

Ter coceira pode significar diversas coisas, e algumas delas precisam de atenção

A princípio, sentir coceira é algo extremamente comum no nosso dia a dia. Na verdade, as coceiras são bastante aleatórias, de forma que podemos sentir em qualquer parte do corpo à qualquer momento do dia. Contudo, quando se trata de coceira nas mãos e pés, é preciso ter um pouco mais de atenção. Portanto, venha com SaúdeLab e saiba o que pode ser a coceira nas mãos e pés, e quando você deve se preocupar.

De maneira geral, diversos fatores podem causar coceira no corpo, desde picadas de mosquito até um desconforto na pele. Contudo, dependendo da intensidade dessa coceira, bem como o local dela, pode ser que ela esteja representando algum problema no nosso organismo. No caso, quando há coceira nas mãos e pés, por exemplo, é preciso buscar entender o porquê o quanto antes.

O que pode causar coceira nas mãos?

  • Irritação da pele: de antemão, as causas de irritação na pele nas mãos são bem amplas. Geralmente, ela costuma ser consequência do contato das mãos com produtos químicos, sejam eles de limpeza ou até mesmo cosméticos, ou pelo uso contínuo de luvas apertadas ou molhadas.
  • Alergias: sem dúvidas, essa é uma das causas mais comuns para qualquer tipo de irritabilidade e coceira no corpo, especialmente na pele. No caso, assim como as irritações, diversos produtos podem desencadear as reações alérgicas na pele
  • Psoríase: apesar de afetar outras partes do corpo, grande parte da coceira e descamação causada pela psoríase se manifesta na região das mãos.
  • Dermatite atópica: condição de saúde da pele em que ela fica mais sensível que o normal, fazendo com que ela demonstre vermelhidão e coceira com facilidade.
  • Disidrose: formação de pequenas vesículas nas mãos que causam bastante irritação e coceira. Costuma sumir com o tempo, e reaparecer periodicamente.

Leia mais: Pés inchados? Saiba quais são as principais causas e formas de solucionar

E coceira nos pés? Quais as principais causas?

  • Dermatite de contato: de maneira geral, se trata de uma inflamação da pele causada por uma reação alérgica do organismo quando em contato com uma superfície ou produto. Geralmente, essa reação alérgicas se dá pelo contato dos pés com calçados de plástico ou couro.
  • Ressecamento: o uso excessivo de sabonete e outros produtos, ou banhos muito frequentes, podem fazer mal para a pele. Isso inclui o pé, que pode ter sua pele irritada e descamada, levando a coceira.
  • Disidrose: assim como nas mãos, os pés também podem ser afetados pela disidrose, manifestando sintomas similares, como a coceira.
  • Micose: quando se trata de doenças fúngicas, a micose sem dúvidas está entre as mais comuns. No caso, ela se manifesta quando os pés entram em contato com o fungo, que por sua vez, se em boas condições de sobrevivência, se alimenta das camadas de queratina superficiais da pele, levando a coceira e descamação.

Quando se preocupar com esses tipos de coceira?

Conforme fora dito anteriormente, a coceira é um sintoma muito amplo, podendo ser consequência de problemas simples, como picadas ou leves irritações. Logo, para que você tenha certeza que sua coceira não representa um sinal de um problema grave, é preciso ficar muito atento as características dela.

Sob esse ponto de vista, se você está com uma coceira muito persistente, intensa e frequente, o ideal é que você procure por um atendimento médico especializado, como um dermatologista. Ademais, caso você esteja sentindo outros sintomas na pele, como descamações, irritações, inflamações ou outros, ou até mesmo sintomas para além da pele, o atendimento médico é ainda mais necessário.

Leia mais: 10 alimentos que limpam os vasos sanguíneos e melhoram a circulação; confira já

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação