Comer alho cru faz mal para a saúde, ou isso é mito? Descubra a verdade

Saiba se é verdade que o alho cru pode ser prejudicial para o nosso organismo

A princípio, comer alho cru não é um costume muito comum, mas existem formas muito interessantes de se fazer isso. Infusões de chá e conservas, por exemplo, utilizam o alho cru, e são bastante saborosas. Contudo, será que o fato do alho estar cru faz com que ele passe a ser prejudicial? Venha com o SaúdeLab e descubra a verdade sobre se comer algo cru faz mal para a saúde.

Sem dúvidas, o alho é um dos temperos mais básicos da culinária. Juntamente ou não com cebola, ele é uma ótima escolha para refogar arroz, carnes, molhos e uma infinidade de comidas. Na grande maioria das vezes, ele recebe algum preparo, que pode afetar as propriedades dele. Por isso é bom entender se comer alho cru faz mal de fato.

Propriedades naturais do alho para a saúde

Antes de dizer se comer alho cru faz mal, vale a pena conhecer algumas das propriedades dele, e como elas podem impactar a nossa saúde. Primeiramente, quando se fala do alho, é impossível não mencionar os benefícios que ele oferece para o sistema imunológico. Através do consumo dele, podemos aumentar bastante as nossas defesas contra microrganismos, sejam eles fungos, vírus ou bactérias.

Além de melhorar a nossa imunidade, o alho também é um alimento muito ligado ao bem-estar e à uma melhor expectativa de vida. Isso se dá pelo fato de que ele contém nutrientes que favorecem a desintoxicação de metais pesados, ajudam a manter a função cerebral, e melhoram a saúde do coração. Ademais, ele também é uma ótima fonte de energia, mesmo contendo pouquíssimas calorias.

Veja mais: Alho e açafrão aumentam a imunidade: saiba como usar nos pratos

Mas então, comer alho cru faz mal?

Infelizmente sim, comer alho cru faz mal para a saúde, especificamente para o nosso sistema digestório. Se ele não recebe algum preparo, alguns amidos presentes neles vão para o nosso organismo. Tais amidos são difíceis de serem devidamente digeridos, podendo causar gases e inchaço. Esses problemas pioram quando o consumo é feito em grandes quantidades, de forma que o alho pode passar a causar ardências e náuseas.

Por outro lado, comer alho cru faz mal de uma forma mais indireta e sutil também. No caso, as propriedades do alho são melhor aproveitadas se ele receber algum preparo mínimo. Ou seja, ao comer alho cru, deixamos de aproveitar os benefícios que ele oferece em sua totalidade, o que consequentemente não é bom para a saúde.

Portanto, evite comer alho cru, pois desta forma ele faz mal à sua saúde.

Chás, conservas e pastas já são mais do que suficientes

Conforme fora dito, comer alho cru faz mal pois ele necessita ser ao menos levemente preparado para aproveitarmos todas as suas propriedades. Portanto, se você realmente tem o costume de usar o alho cru no dia a dia, procure usar ele em receitas simples. Uma infusão, pasta ou até mesmo o famoso pão de alho já são mais do que suficiente para que você possa aproveitar os benefícios dele.

Leia mais: Milho faz mal para gripe? Saiba quais alimentos evitar nesta fase

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação