Pé rachado e problema no fígado: existe alguma relação entre eles?

Entenda se rachaduras nos pés podem estar conectadas com problemas hepáticos

Ter a pele do pé rachada e craquelada é sem dúvidas algo extremamente comum. Diversos fatores podem causar esse aspecto na nossa pele, mas é dito que o pé rachado pode ser um sinal de que há algo de errado com o fígado e seu funcionamento no nosso organismo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se realmente existe alguma relação entre pé rachado e problema no fígado.

A princípio, o fígado é um dos órgãos mais importantes e sensíveis no nosso organismo. Quando uma de suas funções é prejudicada ou afetada de alguma forma, o corpo costuma demonstrar sinais. No caso, eles podem ser bastante claros ou muito discretos. Logo, é muito importante esclarecer se existe de fato uma conexão entre o pé rachado e problema no fígado.

O que pode causar rachaduras nos pés?

De antemão, as rachaduras na sola do pé e calcanhar estão muito ligadas aos nossos hábitos de vida e à alguns fatores ambientais. Por exemplo, andar descalço ou com chinelos largos e abertos gera um contato e atrito na região que deixa ela com esse aspecto de rachado. Ao mesmo tempo, se você mora em um local seco e não hidrata seus pés com cremes, a chance de você ficar com o pé rachado aumentam ainda mais.

Por outro lado, existem de fato certas condições de saúde que, por incrível que pareça contribuem para o desenvolvimento dessa característica. Confira algumas delas a seguir:

  • Diabetes
  • Problemas circulatórios
  • Obesidade
  • Hipotireoidismo
  • Micose

Leia mais: Pé Grosso? Veja 10 dicas para amenizar o problema e ter pés lisinhos

Existe relação entre pé rachado e problema no fígado?

Tendo em mente que existem de fato alguns problemas de saúde que podem levar às fissuras nos pés, fica mais fácil de acreditar que há uma conexão entre pé rachado e problema no fígado. No caso, as rachaduras no pé e calcanhar sugerem que o organismo está com uma deficiência de ômega-3, a qual está diretamente ligado ao funcionamento e efetividade do nosso fígado.

De maneira geral, uma das funções do órgão é produção e secreção da bile. Essa substância por sua vez é responsável por solubilizar gorduras e ácidos graxos, facilitando a digestão e absorção deles. Como o ômega-3 é um tipo de gordura e de ácido graxo, problemas hepáticos podem acabar prejudicando a absorção desse nutriente. Ou seja, é possível afirmar que de fato há uma ligação entre pé rachado e problema no fígado.

Como cuidar dos pés rachados de forma eficiente e saudável?

Se você suspeita que no seu caso é de uma ligação entre pé rachado e problema no fígado, então o primeira passo é que você consulte um médico especializado para ter certeza de que está tudo certo com o órgão. Entretanto, conforme fora dito, as causas de pé rachado são bem variadas. Portanto, o principal cuidado é manter os pés bem hidratados, limpos, calçados e nutridos. Se você sentir que é necessário, também é possível consultar um médico podólogo para que ele possa te dar orientações gerais sobre os cuidados que seus pés necessitam.

Leia mais: Pés inchados? Saiba quais são as principais causas e formas de solucionar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação