Book Appointment Now
Comer banana verde faz mal? Entenda quais os riscos envolvidos
A princípio, a banana é uma fruta muito nutritiva, e considerada bastante saudável para a nossa saúde. Porém, quando ela ainda esta verde, o seu consumo costuma ser contraindicado, pois a fruta seria prejudicial para nós nessas condições. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se comer banana verde faz mal, e quais podem ser os riscos.
São muitos os processos envolvidos no amadurecimento de uma fruta. E durante eles, toda a composição e aspecto dela podem sofrer alterações. O caju, por exemplo, quando ainda está verde, tem uma certa toxicidade para o nosso organismo, que é perdida conforme ele amadurece. A partir disso, precisamos questionar o quão segura a banana verde é para a saúde.
Comer banana verde faz mal ou não?
O que leva muitas pessoas a acreditarem que comer banana verde faz mal é a forma com que ela afeta o nosso intestino. É dito que a banana verde pode prender ele, efeito que para quem sofre de constipação pode ser um grande problema. Contudo, prender o intestino também pode ser algo benéfico, ainda mais em casos de diarreia, em que a evacuação ocorre com uma frequência grande demais.
Ao mesmo tempo, se uma pessoa constipada consumir a banana verde, ela provavelmente não terá nenhum problema. Isso se dá pela presença de fibras na fruta, na forma de amido resistente. Elas favorecem o trânsito intestinal e a evacuação das fezes. Sendo assim, não há como afirmar que comer banana verde faz mal para a saúde.
Leia mais: Biomassa de Banana Verde; conheça os benefícios e saiba como preparar em casa
Outros grandes benefícios da banana verde
- Reduz o colesterol: as mesmas fibras que melhora a saúde do intestino também ajudam na redução dos níveis de colesterol, ao diminuir a quantidade de gorduras absorvidas pela alimentação.
- Favorece a perda de peso: outra excelente função das fibras é promover a sensação de saciedade após as refeições. Esse efeito pode fazer toda a diferença para quem está procurando emagrecer.
- Previne a diabetes e úlceras gástricas: a união de fibras com compostos flavonoides, especialmente a leucocianidina, ajuda a controlar os níveis de glicose do sangue, e protege a mucosa do estômago contra o desenvolvimento de úlceras.
- Reduz os sintomas da depressão: assim como na forma madura, a banana verde é fonte de triptofano, composto que permite a fabricação da serotonina. E a serotonina por sua vez é um neurotransmissor responsável por regular o nosso humor.
Dicas para melhorar o sabor da banana
Sabendo que comer banana verde não faz mal, vale a pena tentar incluir ela na alimentação do dia a dia. O problema é que o sabor da fruta também é bem diferente de quando ela está madura. Ao invés de doce, a banana verde é um pouco amarga, e causa aquela sensação de “amarrar a boca”. Felizmente existem formas de lidar com isso.
De antemão, a banana verde pode ser aproveitada para fazer uma biomassa, e até mesmo para confeccionar farinhas. Porém a fruta por si só combina muito com canela e açúcar. Ademais, ela também pode ser incluída em diversas receitas, desde bolos e outras massas até brigadeiros.
Leia mais: Açaí prende ou solta o intestino? Fique por dentro de seus efeitos