Comer cenoura crua todos os dias faz mal, ou é vantajoso para a saúde? Entenda

Será que comer cenoura crua todos os dias faz mal? Assim como todo vegetal, a cenoura merece sempre ter um bom espaço na nossa dieta. Ela é rica em nutrientes que são indispensáveis para a manutenção da saúde.

Contudo, por mais saudável que ela seja, há um grande receio de que ela se torna prejudicial se consumida com muita frequência. Sendo assim o SaúdeLab vai ensinar se comer cenoura crua todos os dias faz mal, ou se é vantajoso para a saúde.

De antemão, sabemos que todo tipo de alimento, quando em excesso, pode ser nocivo para o nosso organismo. Doces, carnes e comidas industrializadas costumam precisar de quantidades menores para se tornarem prejudiciais.

Já frutas e vegetais, por serem nutritivos e saudáveis, dificilmente têm esse problema. Entretanto existem sim algumas exceções importantes de se conhecer nesse aspecto.

Comer cenoura crua todos os dias faz mal?

Conforme fora dito, a cenoura é um vegetal nutritivo e saudável. Por si só, ela basicamente não representa nenhum tipo de perigo para o nosso organismo. Com isso, não há como afirmar que comer cenoura crua todos os dias faz mal.

Muito pelo contrário, ela acaba sendo bastante benéfica. Mas por incrível que pareça, ela pode sim causar alguns efeitos indesejados quando seu consumo for muito expressivo.

De maneira geral, a cenoura é fonte de um compostos chamado betacaroteno. Ele é bastante importante para o corpo pois está relacionado com a síntese de vitamina A. O problema é que, em excesso, ele leva a carotenemia, uma condição de saúde em que a cor da pele sofre alterações.

No caso, a carotenemia faz com que a pele fique alaranjada, amarelada ou avermelhada, por conta do pigmento do composto. Porém essa condição não vai para muito além disso. Ou seja, ainda não podemos dizer que comer cenoura crua todos os dias faz mal, apenas que, em grandes quantidades, ela apresenta esse efeito indesejável.

Qual é a porção ideal de cenoura para se consumir diariamente?

A princípio, caso você queira evitar a carotenemia, mesmo que ela não seja um problema grave, é preciso controlar as porções de cenoura que você consumo na rotina. Em suma, a quantidade diária ideal de cenoura na dieta varia entre 160 e 240g.

E essa quantidade deve ser distribuída entre duas e três porções no decorrer do nosso dia, durante as principais refeições que costumamos fazer.

E quais são os benefícios de se consumir a cenoura?

Por fim, agora que você entendeu a questão de se comer cenoura crua todos os dias faz mal, podemos focar nos benefícios que esse hábito nos proporciona. O vegetal é rico em minerais, antioxidantes, vitaminas, fibras e muitos outros compostos dos quais nosso organismo depende para se manter funcionando.

Sendo assim, veja a seguir alguns dos principais efeitos que podemos obter com essa composição nutricional da cenoura:

  • Proteção e conservação da saúde ocular
  • Melhoria na cicatrização de ferimentos
  • Manutenção do funcionamento intestinal
  • Ajuda nos processos de perda de peso
  • Controle dos níveis de glicose do sangue
  • Inibição contra o envelhecimento precoce
  • Fortalecimento das defesas do organismo
  • Regulação da pressão arterial dos vasos
  • Proteção e bronzeamento natural da pele
  • Redução dos níveis de colesterol ruim

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915