Comer comida com caruncho faz mal? Entenda se ele pode ser perigoso

É muito comum, especialmente com massas e cereais, aparecerem carunchos na comida

A princípio, é muito comum encontrar carunchos na comida ou nos ingredientes da cozinha. Quando isso ocorre, grande parte das pessoas costuma apenas descartar os alimentos. Entretanto, vale a pena entender se é realmente necessário fazer isso ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se comer comida com caruncho faz mal e entenda se ele pode ser perigoso.

Também conhecidos por gorgulhos, os carunchos são insetos que se desenvolvem com bastante facilidade nos nossos alimentos. Eles podem aparecer repentinamente e, muitas vezes, em mais de um produto. Sabemos que alimentos com muitas baratas, moscas ou formigas podem não estar próprios para o consumo. Mas será que essa mesma lógica pode ser aplicada para os carunchos?

Como os carunchos surgem na comida?

Na maioria das vezes, os carunchos aparecem em grãos, cereais e alimentos secos, que são excelentes fontes de nutrientes para eles. Por isso é comum encontrá-los em sacos de feijão, arroz, farinha, grão de bico, macarrão e soja. Entretanto, o que de fato contribui para o desenvolvimento desses insetos são as condições higiênicas em que os alimentos se encontram.

Se um macarrão não for devidamente armazenado, ele fica sujeito à uma maior exposição e à piores condições de conservação. Os carunchos podem aproveitar essas condições para depositarem ovos e se proliferarem. No caso, esse problema pode ocorrer desde o começo da produção do alimento. Se ele não for bem armazenado nas indústrias, mercados ou prateleiras de casa, haverá o risco de carunchos.

Leia mais: Consumir arroz com caruncho pode fazer algum mal? Descubra e não se arrisque

E o alimento com caruncho faz mal para a saúde?

Conforme fora dito, se um alimento estiver com moscas, formigas ou baratas, é possível que a segurança do consumo deles pode estar comprometida. Afinal, esses insetos costumam circular por locais extremamente insalubres e sujos, e portanto eles contaminam as superfícies por onde andam. Sob esse ponto de vista, faz todo sentido ter receio de que o caruncho faz mal para nós.

Felizmente, esse não é o caso. Não há como dizer que o caruncho faz mal pois os hábitos de vida e alimentares deles são completamente diferentes dos outros insetos citados. Inclusive, os carunchos são tão seguros que eles mesmos podem ser consumidos sem maiores complicações. Sendo assim, se seu arroz ou macarrão estiver com carunchos, não há com o que se preocupar.

Como prevenir e combater os carunchos?

Mesmo sabendo que o caruncho não faz mal, você provavelmente ainda vai querer evitá-los. Para isso, basta lembramos do que contribui para o surgimento deles, que é a conservação dos alimentos. Ou seja, o primeiro passo para evitar os carunchos nas suas comidas é garantir que todas elas estejam armazenadas em um local limpo, e sob uma temperatura ao menos ambiente.

Outro ponto importante é a exposição. Alimentos que podem ser afetados pelos carunchos devem permanecer bem embalados ou em recipientes com boa vedação. Por fim, vale a pena ficar atento também com a validade da comida. Se estiver muito próxima do vencimento, significa não só que ela não está tão íntegra, como também que os carunchos tiveram bastante tempo para se estabelecerem.

Leia mais: Quanto tempo dura o arroz na geladeira? Aprenda como conservar o arroz branco e o integral

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação