Como aliviar a dor da bursite e ter mais qualidade de vida

Confira formas eficientes de lidar com a bursite e ter mais conforto no seu dia a dia

À primeira vista, talvez você não conheça a bursite e seus sintomas. Contudo, ela é uma condição relativamente comum, e que pode causar dores bastante incômodas. Com isso, o SaúdeLab vai te ensinar a como aliviar a dor da bursite e melhorar o desconforto causado por ela.

De antemão, a bursite possui diversas causas diferentes, podendo ser até mesmo uma consequência de outras condições, como gota e artrite. Entretanto, muitas vezes ela é causada por traumatismos, movimentos repetitivos, lesões por esforço, uso excessivo das articulações e infecções.

O que é bursite?

Antes de mais nada, para poder aliviar a dor da bursite, é preciso antes compreender o que é essa condição. Conforme fora dito, uma das causas dela é o uso excessivo das articulações, como o joelho, ombros, quadris e cotovelos, sendo estes as áreas mais afetadas. Entretanto, os sintomas estão ligados diretamente a uma estrutura dessas articulações, denominada bursa.

Em termos gerais, a bursa é uma bolsa que envolve as articulações. Ela possui um líquido que funciona como um amortecedor para os músculos, ossos, tecidos e tendões. A bursite é nada mais nada menos que a inflamação dessa estrutura, gerando bastante dor na região das articulações.

O que é bom para aliviar a dor da bursite?

Primeiramente, para tratar a dor da bursite, o ideal é buscar e seguir orientações médicas. Através delas, você pode tomar remédios anti-inflamatórios ou relaxantes musculares.

Ademais, para aliviar a dor, também é possível ter alguns cuidados importantes:

  1. aplicar gelo no local durante 20 minutos e 3 vezes ao dia;
  2. fazer repouso nas crises de dor pode reduzir as complicações;
  3. faça imobilização da região afetada, se possível, com enfaixamento ou uso de acessórios próprios;
  4. evite pegar excesso de peso;
  5. cuidado com movimentos bruscos ao se exercitar;
  6. observe a postura ao sentar-se;
  7. proteja as articulações ao dormir com travesseiros ou almofadas confortáveis;
  8. e em alguns casos, talvez seja necessário realizar exercícios fisioterápicos.

Quantos dias dura a dor da bursite?

Como foi dito anteriormente, a abordagem para a bursite pode variar de acordo com a gravidade. O mesmo vale para a duração dela e da dor. Geralmente, seguindo os cuidados necessários, essa condição costuma durar cerca de 10 a 20 dias, sendo que os 10 primeiros dias são o momento de dor mais intensa.

Por que a bursite dói mais a noite?

Quem já teve bursite, pode ter notado que na hora de ir dormir, a dor costuma piorar um pouco. Esse fenômeno também é bastante comum em outras condições de saúde similares. Isso ocorre pois, ao se deitar, o relaxamento dos músculos pode fazer com que haja maior contato na área inflamada.

Qual o melhor especialista para tratar a bursite?

Por fim, assim como foi dito, para aliviar a dor da bursite e tratar essa condição, o ideal é que você consulte um médico profissional. No caso, um especialista em ortopedia seria a melhor opção de consulta, visto que ele possui os conhecimentos necessários para doenças relacionadas aos sistemas ósseo e muscular.

Leia mais: Como Evitar Torcicolos E Dores No Pescoço Ao Dormir De Maneira Descomplicada

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação