Como aliviar a dor de garganta inflamada? Conheça 10 dicas caseiras e certeiras

Com apenas alguns cuidados, é possível amenizar o incômodo da dor de garganta

A dor de garganta é um sintoma extremamente comum, sendo bem marcante em casos de garganta inflamada e infecção de garganta. Na maioria das vezes, essa condição gera muito incômodo, sendo necessário ter alguns cuidados. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 10 dicas caseiras para aliviar a dor de garganta inflamada.

À primeira vista, a dor de garganta, apesar de incômoda, pode parecer um problema simples, e que não demanda preocupação. Porém, em qualquer sinal dessa dor, é necessário procurar formas de tratamento. Em casos de inflamação de garganta, o problema pode evoluir rapidamente, fazendo com que a dor só piore com o tempo.

Quais são as causas da garganta inflamada?

A garganta inflamada é uma condição cujas causas são bem amplas, demandando mais ou menos atenção, dependendo do caso. As formas mais preocupantes da garganta inflamada são aquelas causadas por infecção bacteriana ou viral, ou por alguma reação alérgica. Geralmente, esses casos demandam atendimento médico e um tratamento específico.

Como aliviar a dor de garganta inflamada
Como aliviar a dor de garganta inflamada: Foto: Canva PRO

Por outro lado, a maioria dos casos de garganta inflamada são causados por falta de hidratação, uso da voz em excesso, lesões leves e similares. Por isso a inflamação nesses cenários pode ser solucionada com maior facilidade, de forma que a dor de garganta acaba sendo o maior foco do tratamento. Veja como recuperar seu bem-estar com as dicas a seguir.

Leia também: Como evitar a sinusite? Saiba o que fazer para amenizar as crises e sintomas

Dicas para melhorar a dor de garganta

  • Uma das soluções caseiras mais populares para amenizar a dor de garganta é o gargarejo com água morna e sal, que realmente pode ajudar muito na inflamação.
  • Existem outros tipos de gargarejo, como o de água morna com bicarbonato de sódio e mel, que também são bastante eficientes.
  • Outra alternativa de gargarejo é o de tomilho com água quente. Nesse caso, a mistura precisa descansar por cerca de 10 minutos para que o tomilho possa ser bem incorporado.
  • O uso de algumas gotas de própolis também é aconselhado para garganta inflamada, porém fique atento a composição desse produto, pois é necessário evitar aqueles que possuem álcool.
  • Por incrível que pareça, chocolate amargo ou meio amargo também são bons para a aliviar a dor. Basta colocar um pedaço na boca e esperar ele derreter.
  • A mistura de mel, própolis e gengibre em pó gera um produto extremamente eficiente para a dor de garganta. Porém, é preciso esquentar um pouco essa mistura no micro-ondas antes de usá-la.
  • O chá de hortelã com gengibre já é bastante conhecido por seus benefícios pela saúde, que incluem o alívio da dor de garganta.
  • O calor local é um dos fatores que pode ajudar a aliviar e dor de garganta. Portanto, se possível, procure ficar com um cachecol em volta do pescoço.
  • Uma sopa morna também é bastante benéfica para quem está com a garganta inflamada. Se quiser, você pode acrescentar um pouco de alho picado para potencializar os seus efeitos.
  • Como garganta seca pode ser uma das causas das dores, manter-se hidratado acaba sendo um cuidado essencial.

Procure atendimento médico se achar necessário

Apesar de todas essas dicas ajudarem muito contra a dor de garganta, muitas vezes é necessário realizar algum tipo de tratamento. Se você tiver algum tipo de xarope para dor em casa, ele pode ser uma opção. Porém, dependendo do caso, o atendimento médico é indispensável, pois ele irá garantir um tratamento eficiente.

Leia mais: Quem está tomando antibiótico pode beber cerveja? Descubra!

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação