Como armazenar amostra para exame de urina corretamente? Aprenda

De antemão, o exame de urina é um dos exames de laboratório mais comuns de se fazer. Inclusive, muitas pessoas fazem esse exame periodicamente para acompanhar suas condições de saúde. Entretanto, nem todo mundo sabe como coletar e armazenar a amostra corretamente. Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer para armazenar uma amostra para o exame de urina.

A princípio, existem diversas aplicações e usos para o exame de urina. Com ele, é possível identificar muitos tipos de anormalidades. A partir dos dados fornecidos e dos problemas identificados, o médico consegue diagnosticar o problema de saúde que o paciente possui. Consequentemente, o exame acaba sendo necessário para que o paciente receba o tratamento que ele necessita.

Para que o exame de urina serve de fato?

Primeiramente, é preciso ter em mente que existe mais de um tipo de exame de urina. Contudo, o mais comum é o exame simples, denominado de Elementos Anormais e Sedimentoscopia (EAS). Através dele, é possível analisar o funcionamento geral do sistema urinário. No caso, essa análise é feita a partir da aparência, química e sedimentos da urina. Ou seja, ele considera a cor, aspecto, pH, presença de proteínas, bactérias, e muitos outros fatores.

Sob esse ponto de vista, o exame é muito útil para diagnosticar problemas de infecção urinária, causados por bactérias e que podem ser muito recorrentes nas mulheres. Ele também permite a identificação de hepatite, proteinúria, obstrução biliar, e cálculos e lesões renais. Dessa forma, fica claro o porquê esse exame é realizado com tanta frequência.

Leia mais: Por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã?

Como fazer para coletar a amostra de urina para o exame?

Agora que você conhece as aplicações do exame de urina, é importante aprender a maneira correta de coletar uma amostra. Geralmente, o melhor momento de se fazer essa coleta é de manhã, logo depois que você acordar. Dessa maneira, a amostra virá da urina que você acumulou durante a noite, e irá contemplar as principais características da saúde do seu sistema urinário.

Dito isso, assim que você acordar, higienize as partes íntimas com água e um sabonete neutro leve antes de coletar a amostra. Feito isso, no momento de coletar, elimine o primeiro jato de urina no vaso sanitário, prenda um pouco a bexiga, e despeje o segundo jato no pote fornecido pelo laboratório, sem encostar na parte de dentro dele ou da tampa. Quando o jato estiver chegando no fim, ou quando o pote estive pela metade, retire ele, tampe-o bem e termine de urinar no vaso sanitário.

Dicas para o armazenamento da amostra

Conforme fora dito, a coleta é feita no pote fornecido pelo o laboratório responsável pelo exame. É importante fazer a coleta dessa forma pois esse pote é estéril. Ou seja, ele tem uma maior garantia de que não haverá contaminações. Sob esse ponto de vista, caso você tenha perdido o pote, não se preocupe, pois é possível adquirir ele em farmácias e similares.

Por fim, depois de ter coletado a amostra, é preciso encaminhar ela para o laboratório dentro de 2 horas. Mas para garantir a integridade dela, é importante que você deixe o pote selado na geladeira, ou dentro de um isopor com gelo. Dessa maneira, a refrigeração e proteção contra a exposição ao sol podem garantem a durabilidade da amostra.

Leia mais: Saiba como armazenar amostra para exame de fezes corretamente

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915