Sobrou babosa? Saiba como conservar e por quanto tempo pode guardar

Por ser um produto natural, é importante conservar bem a babosa para não estragar

Sem dúvidas, quando se fala em produtos de beleza, é impossível não mencionar a babosa. Essa incrível planta é extremamente popular pelos seus benefícios para a aparência e saúde da pele e cabelos. Contudo, poucas pessoas sabem como ela deve ser armazenada para preservar suas propriedades. Se você é uma delas, venha com o SaúdeLab, aprenda a como conservar a babosa corretamente, e quanto tempo ela dura.

A princípio, todo produto que consumimos possui um determinado prazo de validade, e com os produtos para a pele e cabelos não é diferente. No caso da babosa, por ser um ingrediente natural, ela infelizmente tende a estragar com maior facilidade. Entretanto isso não é um problema se você souber como armazenar ela da maneira certa.

Como fazer para conservar o gel da babosa?

De maneira geral, produtos a base de babosa utilizam o gel extraído das folhas da planta. Ou seja, se você tem uma babosa em casa, saiba que é justamente esse gel que precisa ser muito bem conservado. Com isso em mente, acompanhe o passo a passo a seguir:

  1. Escolha as folhas de babosa que desejar e utilize uma faca para cortar a casca delas.
  2. Extraia todo o gel delas com uma faca, e corte ele em pedaços.
  3. Coloque os pedaços em um liquidificador ou mixer, e bata bem até ficar com uma consistência mais pastosa.
  4. Feito isso, deposite o gel batido em um pote de plástico ou ainda saquinhos de armazenamento estilo zip e que possa ser levado ao freezer ou congelador. É importante que o recipiente escolhido tenha sido bem limpo e esterilizado.
  5. Por fim, tampe bem o pote e leve-o para seu congelador.

Seguindo esse método, a babosa pode durar até 6 meses. Ademais, como o gel já foi batido, ele pode já estará pronto para ser aproveitado quando você for descongelá-lo. Agora, quando armazenada na geladeira, a babosa tem a durabilidade de até 5 dias.

Leia mais: Sabonete caseiro de babosa: conheça seus benefícios e saiba fazer em casa

Aumentando ainda mais a durabilidade da babosa

Dependendo da quantidade de babosa, ou dos seus planos para usá-la, pode ser que você precise que ela dure por mais de 6 meses. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso acrescentar outros ingredientes no liquidificador quando você for bater o gel.

No caso, existe uma opção natural, que é o suco de limão, e uma artificial, que é o ácido cítrico. Em relação as proporções, são 1 gomo de limão para cada folha de babosa usada, ou 1/4 de colher de café para cada 2 folhas de babosa usadas. Acrescentando esses ingredientes, a babosa pode durar até 1 ano no congelador.

Leia mais: Hidratando cabelo com babosa: aprenda a maneira certa para evitar danos e efeitos colaterais

É possível conservar a babosa antes de extrair o gel?

De antemão, existem incontáveis formas de usar a babosa na pele e cabelos. Entretanto, seguindo o método de conservação acima, pode ser que você não consiga aproveitar ela da forma que você estava planejando. Portanto, para que você possa usar ela como quiser, é possível conservar o gel enquanto ele ainda está na folha, utilizando um método que é ainda mais simples que o anterior.

Para conservar as folhas da babosa ainda com o gel, você deve cortar elas na vertical. Ou seja, utilizando uma faca, faça rodelas das folhas, com cerca de 1 a 2 centímetros de espessura. Depois que tiver fatiado toda a folha, resta colocar em um pote e levar para o congelador, assim como no método anterior. Entretanto, o único problemas desse método é que a babosa dura por menos tempo, cerca de 1 mês

Leia mais: Aprenda a plantar babosa em casa e aproveite todos os benefícios dessa suculenta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação