Sabonete caseiro de babosa: conheça seus benefícios e saiba fazer em casa

Sem dúvidas, quando se fala em produtos de beleza, é quase impossível não mencionar a babosa. Essa planta é muito popular e conhecida pelos seus benefícios para a pele, e pode ser aproveitada de diversas formas. Mas você sabia que é possível fazer um sabonete caseiro excelente a partir dela? Se não, venha com o SaúdeLab, veja como fazer sabonete caseiro de babosa e conheça seus benefícios.

A princípio, a babosa é empregada em diversos cosméticos. Existe uma infinidade de cremes, loções, máscaras, shampoos e produtos similares que possuem a babosa ou algum composto dela. Entretanto, por mais benéficos que esses produtos sejam, muitos deles infelizmente são caros ou inacessíveis. Portanto, para ajudar nesse problema, é possível não somente plantar a babosa em casa, como também usar ela para fazer um sabonete caseiro.

Principais benefícios do sabonete de babosa

  • Promove limpezas eficientes e saudáveis: por ter uma composição nutricional muito rica, a babosa exerce funções antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante. O conjunto dessas funções faz com que o sabonete ofereça uma limpeza muito eficiente e nutritiva.
  • Reduz o envelhecimento: um dos principais problemas que a pele desenvolve com o tempo é a perda de elasticidade. Felizmente, a babosa possui propriedades que ajudam a restaurar essa elasticidade, bem como a diminuir marcas de envelhecimento causadas pela falta dela.
  • Combate queimaduras: uma das propriedades mais populares da babosa é a sua capacidade de recuperar peles que sofreram com algum tipo de queimadura. Essa recuperação se dá através de propriedades cicatrizes presentes na planta.
  • Confere hidratação: através de compostos classificados como mucopolissacarídeos, a babosa consegue hidratar profundamente a pele. Consequentemente, ela também previne o ressecamento, mantendo a pele hidratada durante todo o dia.
  • Ajuda a combater a acne: se associada a outros produtos e tratamentos, o sabonete de babosa pode ser muito vantajoso para combater a pele acneica, bem como as espinhas e cravos no geral.
  • Equilibra o pH da pele: ao regular o pH da pele para níveis naturais, o sabonete de babosa promove uma melhor produção de colágeno e acelera os processos de regeneração de seus tecidos.

Leia mais: Hidratando cabelo com babosa: aprenda a maneira certa para evitar danos e efeitos colaterais

Como fazer o sabonete caseiro de babosa?

Agora que você conhece os benefícios do sabonete de babosa, é preciso aprender a fazer ele em casa para incluir o uso dele nos seus cuidados diários com a pele. No caso, serão necessário os seguintes ingredientes:

  • 1/2 quilo de sabão de glicerina
  • 1 folha de babosa
  • 150ml de água filtrada
  • 1 folha de Confrei
  • 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoa doce
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

  1. Primeiramente, abra a folha de babosa ao meio e extraia toda a polpa dela, usando uma colher.
  2. Coloque a polpa da babosa, água e folha de Confrei em um liquidificador.
  3. Bata tudo muito bem, e leve a mistura para um banho-maria.
  4. Feito isso, acrescente o restante dos ingredientes, sendo eles a glicerina, suco de limão e óleo de amêndoa.
  5. Aguarde até que tudo fique derretido e bem misturado, podendo mexer com uma colher se necessário.
  6. Por fim, despeje a mistura em uma forma e espere endurecer para poder usar.

Leia mais: Sabonete de aroeira: para que ele serve? Saiba como usar corretamente

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915