Como congelar o repolho cru? Descubra as melhores maneiras de ter o vegetal por mais tempo

Alimentos naturais como o repolho costumam estragar com facilidade

Sem dúvidas, os alimentos naturais são indispensáveis para que possamos ter uma alimentação saudável e balanceada. Contudo, eles infelizmente tendem a estragar com facilidade, especialmente se você não souber conservar corretamente, como é o caso do repolho. Portanto, para evitar desperdícios, o SaúdeLab vai te ensinar a como congelar o repolho cru.

De maneira geral, se quisermos manter alguma comida bem conservada, na maioria das vezes, ela precisa ficar na geladeira. Afinal, ela reduz a temperatura do alimento e corta o contato dele com o ambiente. Entretanto, apesar de precisar de mais cuidados, o congelador é uma alternativa que permite os alimentos durarem muito mais do que na geladeira. Felizmente, com apenas algumas dicas, é possível aproveitar ele para congelar repolho.

Como congelar o repolho corretamente?

  1. Primeiramente, comece picando bem o repolho, deixando as tiras e fatias do tamanho que você desejar.
  2. Em seguida, lave o repolho picado sob água corrente e seque-o levemente. você pode utilizar um secador de salada, caso tenha acesso a um.
  3. Feito isso, coloque o repolho picado em um saco plástico. Não utilize sacolas plásticas de supermercado ou similares, e sim um saco apropriado para alimentos e culinária.
  4. Retire o máximo de ar possível do saco e amarre-o bem.
  5. Por fim, o saco para o congelador e o repolho já será conservado.

A princípio, seguindo esse passo a passo, você conseguirá congelar repolho tranquilamente. Utilizando esse método, ele pode durar até cerca de 2 meses, sendo perfeito para planejar refeições futuras.

Leia mais: Benefícios do Repolho: 10 razões incríveis para não faltar no seu cardápio

Conservando o repolho na geladeira

Conforme fora dito, congelar alimentos é uma melhor alternativa que a geladeira para caso você precise que eles durem por mais tempo. Contudo, dependendo dos seus planos, talvez congelar o repolho realmente não seja necessário, bastante apenas colocar ele na geladeira. Nesse caso, ele dura apenas algumas semanas, e é preciso seguir cuidados um pouco diferentes.

  1. Comece picando e lavando repolho normalmente, conforme o método anterior.
  2. Em um recipiente, coloque bastante água filtrada, até preencher quase metade dele.
  3. Agora coloque o repolho picado no recipiente de forma todos os pedaços tenham contato com a água. Dependendo da quantidade de repolho que você colocar, pode ser necessário colocar um pouca mais de água.
  4. Feito isso, basta tampar o recipiente e levar para a geladeira por até 5 dias
  5. A vantagem este método é que ele já estará pronto para consumo quando desejar, basta retirar da geladeira e temperar a gosto.

É possível conservar o repolho sem picar?

Por fim, caso você não queira ter picar o repolho para conservar, ou pretende usar ele mais inteiro no futuro, existe uma forma de manter ele conservado sem picá-lo. No caso, infelizmente não é possível congelar o repolho para que ele dure mais, mas ainda assim é um método bastante eficaz.

Basta apenas envolvê-lo em saco plástico limpo e fechar totalmente. Então guarde na gaveta destinadas aos vegetais. Desta forma ele pode durar cerca de 2 semanas. Mas lembrando que, ao utilizar depois deste período é necessário fazer o processo de higienização das folhas.

Leia mais: Salpicão de Repolho: receita deliciosa para acompanhar suas refeições

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação