Como diferenciar a fome da vontade de comer? Prepare-se para saber agora

Se você tem dificuldades para entender as mensagens que seu organismo te envia, aprenda hoje como diferenciar a fome da vontade de comer. Muitas pessoas têm dificuldade em diferenciá-las, mas é muito importante saber, pois evita que você coma sem necessidade. Pensando em você, o site Saúde Lab apresenta dicas de como oferecer o que de fato você precisa e se alimentar corretamente. Acompanhe!

Como diferenciar a fome da vontade de comer

Embora a fome seja uma necessidade física, diariamente os adultos a confundem com a vontade de comer. Mas, saiba que as motivações que levam a sentir fome e vontade de comer são diferentes.

Sabe-se que muitos profissionais de saúde orientam comer a cada 3 horas. Porém, isso depende do que se come e do gasto calórico de cada pessoa, caso contrário pode haver danos para a saúde. Logo, precisamos conhecer melhor nosso metabolismo e descobrir se o que sente é fome ou apenas uma compulsão do cérebro para se alimentar.

Outra consideração importante nessa questão é interpretar os estímulos externos, como cheiro dos alimentos, estresse, ansiedade, que por vezes despertam nosso apetite, porém, a satisfação é mais do emocional/psicológico do que fome, ou seja, uma forma de compensação.

Preste atenção ao seu corpo

O primeiro ponto para saber diferenciar a fome da vontade de comer é prestar atenção aos sinais do seu corpo. Devido a fome ser uma necessidade fisiológica, é comum que você sinta a sensação de estômago vazio, dificuldade para se concentrar, baixa energia, fraqueza, gosto ruim na boca e/ou dor de cabeça.

De modo geral, a fome pode ser sentida de diversas formas, sendo muito comum em alguns casos quando a fome já está mais severa a pessoa escutar barulhos vindo de seu estômago. Mas, se você não tem certeza se está com fome ou não percebeu nenhum dos sinais citados acima, provavelmente você está apenas com vontade de comer.

Veja também: Saiba o que são alimentos ultraprocessados: por que fazem tanto mal à saúde?

Você come o que tem ou é seletivo?

Como diferenciar a fome da vontade de comer
Como diferenciar a fome da vontade de comer – Imagem: Canva Pro

Ainda sobre como diferenciar a fome da vontade de comer, você come o que tem ou sente vontade de comer algo específico? Caso sua fome seja de algo específico, tenha certeza de que você não está com fome, mas apenas com vontade de comer.

Leia mais: Especialista dá 7 dicas para uma alimentação saudável; veja os benefícios

Come porque existe um motivo além da fome

Isso quer dizer que você não está sentindo fome, mas sente vontade de comer porque sentiu o cheiro de algum alimento ao qual gosta, viu um prato com comida muito bonito, viu a comida e salivou, escutou o som de uma batata crocante e se lembrou do sabor.

Como também, se você se lembrou de um alimento, está se sentindo triste, ansioso ou até mesmo sentiu a textura do alimento, todos esses fatores podem contribuir para que você sinta vontade de comer mesmo que não esteja com fome.

Como diferenciar a fome: hábitos alimentares podem ser armadilhas

É muito comum que pessoas que têm o hábito de degustar sobremesas logo após o almoço, por exemplo, sintam vontade de comer de forma impulsiva. Aqui é fácil identificar se é fome ou vontade de comer. Então, levando em consideração que você comeu até saciar a fome, o que você está sentindo é apenas vontade de comer. Além disso, é muito comum que quando alguém da família tem esse hábito e moram juntos passe para os demais.

Sinais de alerta: como diferenciar a fome da vontade de comer

O nosso corpo é inteligente, pois quando ele precisa de ‘combustível’ uma mensagem é emitida para que haja produção hormonal de grelina. Esse hormônio desencadeia sensações de estômago vazio, tonteiras etc., como dito anteriormente.

Nesse sentido, a fome não vem de forma repentina ou avassaladora. Você consegue se controlar e buscar algo que possa trazer saciedade. Portanto, lembre-se a fome é fisiológica e está ligada ao espaço de tempo em que se alimentou. Já vontade de comer pode surgiu logo após terminar uma refeição ou surgir por gatilhos emocionais.

Por isso, tenha sempre cuidado com os estímulos externos, eles podem te enganar. Situações de tristeza ou euforia podem despertar seu desejo imediato por comida, certamente esses sinais estão errados e você deve respirar, se acalmar e evitar enfiar o ‘pé na jaca’, como se diz por aí. Uma boa estratégia é tomar um copo de água, ela normalmente preenche o estômago e interrompe a compulsão.

Enfim, tente estabelecer seus horários para se alimentar e reduzir riscos para comer sem fome. Os excessos alimentares refletem em alterações graves de peso e outros problemas de saúde. Lembre-se que não é proibido sentir vontade de comer, desde que esse desejo seja equilibrado e não se torne um vício.

Veja também: Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami

COMO IDENTIFICAR UMA COMPULSÃO?

O psiquiatra Douglas Calderoni (CRM: 112027) explica sobre as compulsões, vale a pena saber!

 

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 261