Book Appointment Now
Como fazer para evitar a cárie nos dentes? Conheça os maiores inimigos
Sem dúvidas, os cuidados com os dentes são essenciais para a manutenção de uma boa saúde bucal. Se ela for comprometida, as consequências não serão apenas estéticas, como o mau hálito. As cáries, por exemplo, podem gerar um grande prejuízo para os dentes. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e veja como fazer para evitar a cárie nos dentes.
A princípio, as cáries são algo bastante comum entre as pessoas. Isso é um pouco preocupante, visto que ela é uma consequência da falta de higiene bucal e outros cuidados. Ou seja, é muito importante se manter informado sobre as principais formas de combater e evitar a cárie.
Principais causas da cárie nos dentes
Primeiramente, antes de aprender a evitar a cárie, é preciso conhecê-la melhor. De maneira geral, ela se consiste em uma deterioração do dente, causada por uma desmineralização da estrutura do mesmo. Essa desmineralização se dá através da ação de bactérias específicas, onde elas produzem ácidos capazes de destruir o esmalte do dente e a dentina, uma camada inferior.
Para que as bactérias causadoras da cárie possam sobreviver, elas precisam de uma fonte de alimentos. Ou seja, quando não higienizamos a boca direto, o ambiente fica perfeito para que elas possam se desenvolver. Essa vantagem fica ainda maior para elas quando consumimos alimentos com açúcar, pois este tipo de comida é o que mais agrada e abastece as bactérias.
O que contribui para que as cáries apareçam?
Conforme fora dito, o acúmulo de alimentos na boca, especialmente os açucarados, favorecem as bactérias, permitindo que elas se multipliquem e causem a cárie. Portanto, existem dois principais elementos responsáveis por essa condição. Estes são a:
- Falta de escovação, ou escovação errada e incompleta dos dentes.
- Consumo excessivo de doces e outros alimentos ricos em açúcar.
Como evitar a cárie de forma eficiente?
Tendo em mente que o açúcar e falta de higiene bucal são os grandes responsáveis pelas cáries, a solução e prevenção do problema fica clara. Começando pelo açúcar, é muito importante evitar o consumo excessivo de doces, especialmente os industrializados, que possuem grandes quantidade de açúcar. Busque optar por alimentos mais saudáveis, ou opções diets dos doces.
Ao mesmo tempo, é muito importante adotar os cuidados corretos com a higiene bucal. A escovação deve ser um hábito frequente e bastante preciso, variando de pessoa para pessoa. A princípio, ela sempre precisa ser feita após as refeições, e antes e depois de dormir. Ademais, não basta apenas utilizar a escova e creme dental. O ideal é que a escovação seja complementada com outros produtos, como o fio dental e o enxaguante bucal.
Leia mais: O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?
Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO
Os cuidados com sua saúde precisam ser constantes. Aliás, você sabe o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza, sabia? Clica nesse vídeo e aprenda como se cuidar em todos os sentidos.