Como fazer para higienizar o brócolis com segurança e mais eficiência? Confira

De maneira geral, os vegetais são alimentos essenciais para a manutenção de uma boa saúde. Dentre eles, podemos citar o brócolis como uma opção bastante nutritiva e benéfica. Porém, para que nós possamos tirar proveito dele, é preciso saber a forma correta de higienizá-lo. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para higienizar o brócolis com segurança.

A primeira vista, higienizar o brócolis pode parecer uma tarefa simples. Porém, é preciso ter em mente que durante sua produção, transporte e armazenamento, o brócolis é exposto a condições diversas. Logo, é necessário adotar algumas medidas de higiene para eliminar qualquer elemento que possa ser prejudicial á saúde.

Os cuidados começam antes da higienização

Antes de mais nada, para poder higienizar o brócolis com maior facilidade e garantir a qualidade dele, é preciso ter atenção a alguns detalhes no momento da compra. Para isso, observa a aparência dele, que deve ter um tom verde escuro e cabeças com floretes de granulação compacta e fina. Ademais, vale notar se o talo está firme e se a peça se encontra fresca ou não.

Tendo em mente essas características, será mais fácil escolher um brócolis de qualidade. Porém, ele ainda não está pronto para higienização. Antes é necessário separar os floretes do caule, utilizando uma faca com cuidado para remover a parte mais dura. O mesmo deve ser feito com as porções do brócolis que estiverem estragadas ou danificadas de alguma forma.

Forma mais eficiente de higienizar o brócolis

Depois de preparar o brócolis, chega o momento da higienização. Comece enchendo um recipiente com água, de forma que todo o brócolis consiga ficar submerso. Em seguida, adicione 1/4 de xícara de vinagre de maça ou vinho branco. Coloque o brócolis na misture e deixe de molho por aproximadamente 15 minutos. Passado o tempo, ele já estará higienizado, e pode ser removido.

Caso você tenha preferência pelo uso de produtos de limpeza, também é possível utilizar o hipoclorito de sódio no processo. Para isso, substitua o vinagre por 2 a 4 gotas do produtos por litro de água. Feito isso, misture um pouco e coloque o brócolis no recipiente. Por fim, depois que os 15 minutos tiverem passado, enxague o brócolis sob água corrente para remover o produto.

Outros cuidados importantes

A princípio, a limpeza e a higiene do brócolis são de fato importantes para a manutenção da qualidade e segurança dele. Porém, se por caso sobrar alguma quantidade de brócolis após o preparo, é necessário saber a forma correta de armazená-lo, a fim de conservar ele por mais tempo.

Primeiramente, independentemente da forma de manuseio, o brócolis precisa sempre ser armazenado dentro da geladeira. Caso contrário, ele precisa ser consumido no mesmo dia da compra. Se você pretende congelar o brócolis, é necessário um pequeno processo. Deixe ele de molho em água com limão por meia hora, e na sequência passe água quente. Feito isso, ele já pode ser colocado no congelador. Caso contrário, cozinhe no vapor ou em água fervente por três minutos. Retire do fogo e passe-o para um recipiente com água e gelo até que esfrie. Feito isso, ele já pode ser consumido conforme sua preferência.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915