Book Appointment Now
Como fazer para lavar e cuidar de dreads corretamente? Dicas para saúde capilar
Sem dúvidas, todo estilo e tipo de cabelo precisa receber a manutenção apropriada, para garantir a qualidade e beleza dos fios. Dentre os inúmeros estilos de cabelo, estão os dreadlocks, necessitam de cuidados tanto quanto qualquer. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para lavar e cuidar de dreads corretamente.
A princípio, com o passar do tempo, a popularidade dos dreadlocks aumentou consideravelmente, aumento a diversidade de estilos de cabelo entre as pessoas. Contudo, muito não reconhecem a importância de saber cuidar de dreads. Assim como todo tipo de cabelo, quando os dreads não recebem a manutenção necessária, sua saúde e aparência podem ser severamente comprometidos.
Como fazer para lavar os dreads?
Primeiramente, para poder cuidar de dreads e mantê-los limpos, é preciso ter em mãos os produtos corretos. No caso, esse tipo de cabelo necessita de shampoo anti-caspa, condicionador, e shampoo anti-resíduos. Com eles, será possível evitar o acúmulo de sujeiras no cabelo e garantir a qualidade dele. Contudo, cada um desses produtos precisa ser aplicado com determinada frequência.
Antes de mais nada, a lavagem dos dreadlocks deve ocorrer ao mínimo uma vez a cada semana. Em todas as vezes, é preciso usar o shampoo anti-caspa, porém o anti-resíduos têm se limitar ao uso semanal. Por outro lado, o condicionador também pode ser aplicado em todas as lavagens, mas somente a partir do 6° mês dos dreads. Assim, não terá o risco do cabelo desmanchar.
A secagem é tão importante quanto a lavagem
A primeira vista, os dreadlocks aparentam ter facilidade para mofar, visto que acumulam muita umidade. Contudo, esse tipo de situação só ocorre ao não cuidar de dreads corretamente, especialmente em relação a secagem deles após molhar ou lavar. Portanto, por mais que a proliferação de fungos possa ser facilitada, ela também pode ser combatida tranquilamente.
A princípio, ao sair do banho, enrole o cabelo em uma toalha e deixe por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, os dreads precisam secar sob a luz solar, e por isso é ideal evitar lavar o cabelo a noite. Contudo, se for de sua preferência, é possível usar secador de cabelos, desde que seja com o vento frio. Ademais, para conceder uma modelagem aos dreads, é possível aplicar pomadas de queratina nos fios.
Cuidar de dreads requer paciência
De antemão, todos os dias os dreadlocks precisam passar por um processo chamado palm rollin. Ele se consiste na ação de enrolar cada um dos rolos do cabelo com as mãos, a fim de evitar que os fios se enrolem uns com os outros, levando ao surgimento de nós.
Por fim, durante o primeiro semestre em que você adquiriu os dreadlocks, os rolos do cabelo ficam mais frágeis, como se fossem moldes. Portanto, durante esse período, é necessário fazer check-ups mensais com o profissional. Quando os dreads estiverem mais firmes, você pode reduzir essa frequência para uma vez a cada trimestre.