Como fazer seleta de legumes para congelar? Dica de ouro para mais saúde e praticidade

Conservar legumes pode ser uma tarefa complicada, mas o congelamento facilita muito

Você já chegou a fazer uma seleta de legumes? Se sim, então você sabe o tanto de praticidade que ela pode oferecer para o dia a dia. É o tipo de hábito que todos deveriam aprender a fazer, até mesmo porque promove a nossa saúde em alguns aspectos. Sendo assim, caso você, ou alguém que você conhece, nunca tenha feito, venha com o SaúdeLab e saiba como fazer seleta de legumes para congelar.

Atualmente, a nossa rotina do dia a dia está cada vez mais agitada. O tempo que temos para planejar e aproveitar nossas refeições infelizmente tem ficada curto demais, o que leva muitas pessoas a optarem por comidas rápidas, mas que são prejudicais para a saúde. Logo, é sempre bom conhecer formas de combater esse problema, como é o caso da seleta de legumes congeladas.

Quais são as vantagens desse hábito?

Conforme fora dito, os hábitos alimentares da grande maioria das pessoas tem estado muito pouco saudável. A ausência de alimentos naturais, especificamente as frutas e vegetais, acabam impactando muito no nosso organismo. Sendo assim, aprender a como fazer seleta de legumes para congelar é uma forma de introduzir aumentar a presença desses alimentos naturais na dieta, a fim de obter mais nutrientes para a nossa saúde e bem-estar.

Por outro lado, esse hábito também tem uma grande vantagem do ponto de vista econômico. Por serem alimentos naturais, os legumes estragam com muita facilidade, ainda mais se não forem bem armazenados. Logo, a partir do momento em que você aprende a como fazer seleta de legumes para congelar, você passa a conservar esses alimentos por muito mais tempo, evitando o desperdício de comida e dinheiro.

Leia mais: Carne congelada estraga? Entenda o que pode ter acontecido

Como fazer seleta de legumes para congelar?

Primeiramente, vale salientar que você pode escolher os legumes que quiser para fazer essa seleta, e na quantidade que for melhor pra você. Geralmente as pessoas optam por brócolis, batata, cenoura, repolho e similares, mas você pode usar até chuchu e abóbora se quiser. Ou seja, a técnica depende do seu gosto. Dito isso, aprenda a seguir como fazer seleta de legumes para congelar:

  1. Comece lavando bem os legumes escolhidos sob água corrente.
  2. Em seguida, utilizando uma faca, corte, fatie ou pique os legumes do tamanho e forma de sua preferência.
  3. Leve os legumes cortados separadamente para uma panela a vapor, e cozinhe por alguns instantes para amaciar e amolecer eles. O tempo de cozimento pode variar de um legume para o outro, portanto fique atento.
  4. Para cada legume que terminar de cozinhar, coloque os em um pote ou travessa com água gelada ou água com gelo, para interromper o cozimento deles.
  5. Quando os legumes resfriarem, disponha eles sob um pano de prato limpo, e seque eles bem.
  6. Por fim, coloque os legumes em sacos plásticos apropriados, e já pode levar para o congelador.

Onde e quando você pode usar a seleta?

Assim como os legumes da própria seleta, você tem total liberdade para usar ela quando e onde quiser. Por estar congelada, ela pode durar meses no seu congelador. Portanto, se quiser usar para fazer pratos simples, como sopas e caldos, ou mais elaborados, como carnes e massas, a escolha é totalmente sua. Só lembre-se de deixar a seleta descongelando na geladeira um dia antes de usá-la.

Leia mais: Como fazer para congelar nhoque caseiro sem que ele estrague? Descubra aqui!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação