Tomar café requentado faz mal? Entenda que diferença ele pode fazer na saúde

Ninguém merece tomar café frio, mas é bom entender se requentar ele é uma boa ideia

De antemão, por mais indispensável que o café possa ser para nós, as vezes realmente não estamos com tempo de tomá-lo inteiro. Nessas ocasiões em que há sobras, uma solução comum é apenas esquentar o café novamente, para tomar ainda quente. Contudo, essa prática pode não ser tão segura para a nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda se tomar café requentado faz mal, e que diferença ele pode fazer no organismo.

Sem dúvidas, o café é uma das bebidas mais antigas e populares que existem. Ele dificilmente falta no dia a dia dos brasileiros, que precisam da energia que a cafeína oferece. Tanto que, se for necessário, algumas pessoas pessoas acabam esquentando o café novamente apenas para evitar o desperdício. Por mais que a intenção seja boa, infelizmente pode haver consequências graves para a saúde.

O café estraga com muita facilidade

Primeiramente, antes de falar se o café requentado faz mal, vale a pena entender um pouco sobre a durabilidade dele. Ao contrário do que muitos podem pensar, o café é uma bebida que pode estragar, assim como qualquer outro alimento. Os componentes presentes no café oxidam bem rapidamente quando em contato com o ar, fazendo com que ele perca suas propriedades com o tempo.

Geralmente, o café leve em torno de 20 à 30 minutos para começar a estragar. A garrafa térmica pode parecer um solução, mas na realidade ela apenas estende um pouco a durabilidade do café. Ou seja, a única diferença que ela faz é que com a garrafa térmica, a bebida levará mais alguns minutos para começar a oxidar. Portanto, o uso dela é indispensável, porém não milagroso.

Leia mais: Beber café faz mal para próstata, ou isso é apenas um mito? Descubra!

Então o café requentado faz mal?

Infelizmente sim, requentar o café acaba sendo uma ideia boa apenas na teoria, pois na prática ela pode ser bastante prejudicial. No caso, é preciso ter em mente que, se você está precisando requentar o café, é porque ele provavelmente já oxidou e estragou. Logo, ele perdeu as propriedades originais dele, não possui mais durabilidade, e está completamente comprometido.

Contudo, o café requentado faz mal também pelo fato de que você está esquentando uma bebida que já foi esquentada. Isso agrava ainda mais a degradação dele, deletando quaisquer qualidades que ele tenham sobrado. Ademais, mesmo que não houvesse nenhum desses malefícios, o sabor do café também é prejudicado. O café requentado costuma ter um amargor muito mais forte, e um gosto de queimado.

Quais os malefícios do café requentado?

Tendo em mente que o café requentado faz mal, resta apenas entender de que forma esses malefícios se apresentam. O nosso estômago é extremamente sensível à oxidação que o café sofre. Com isso, os problemas gástricos que o café normal já pode causar acabam sendo agravados. Mas os danos não se limitam apenas ao estômago. Beber café requentado pode levar a problemas de longo e curto prazo, e causar sintomas como:

  • Doenças gástricas
  • Queimação no estômago
  • Dor de cabeça
  • Dores abdominais
  • Enjoos

Leia mais: Café de açaí serve para diabetes? Entenda mais sobre esse preparo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação