Como higienizar filtro de água e evitar proliferação de microrganismos? Aprenda com o SaúdeLab

Fique por dentro de cuidados importantes para beber água sempre limpa e fresquinha

A saúde do nosso organismo depende completamente do acesso a água. É através dela que podemos nos hidratar para manter o corpo funcionando corretamente. Entretanto, para garantir que a água seja de qualidade, ela precisa ser bem filtrada. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como higienizar filtro de água e evitar proliferação de microrganismos.

De antemão, o filtro de água exerce um papel extremamente importante. Por mais que água que chega em nossas casas esteja tratada, o filtro é o responsável por eliminar quaisquer microrganismos ou impureza que ainda possa estar nela. Ou seja, é o filtro de água que permite que ela fique apropriada para o consumo. Porém, se ele estiver sujo, tal função pode ser comprometida.

Higienização do filtro de barro

Além de ser vastamente empregado no Brasil, o filtro de barro é considerado o mais eficiente no quesito de purificação da água. Você provavelmente possui ou conhece alguém que tenha um desses em casa. Contudo, para que ele possa de fato ter essa excelência, ele precisa estar devidamente higienizado, por dentro e por fora.

Ademais, a vela que realiza a filtragem precisa ser lavada, mas apenas com uma esponja macia e exclusiva para esse fim. Outrossim, troque a vela de tempos em tempos.

Para lavar o filtro por dentro, dilua uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um litro de água limpa. Adicione essa mistura dentro do filtro de água, e certifique-se de que ela se espalhe por todo o interior antes de descartá-la.

Já para a parte de fora, ela precisa ser limpa com água sanitária, aplicada através de uma esponja nova. Em seguida enxague e seque com um pano limpo.

Realizando a limpeza do filtro de galão

Outro tipo de filtro de água bastante comum é o de galão, muito empregado em escritórios, por exemplo. O funcionamento dele se difere do filtro de barro em alguns aspectos, porém ele também precisa ser limpo de tempos em tempos. Apesar da abordagem ser diferente, ela também é prática.

A princípio, tanto o galão quanto o suporte desse filtro precisam ser limpos, utilizando o mesmo produto para ambos. Veja o passo a passo.

  1. Primeiramente, faça uma mistura de duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água.
  2. Em seguida, comece lavando o galão utilizando uma esponja, dando uma atenção especial ao bocal.
  3. Mas além de lavar o suporte por fora, é preciso colocar o resto da mistura dentro dele e levantar a válvula, para limpar o encanamento.

Cuidados com outros tipos de filtro de água para higienizar

Sem dúvidas, o filtro de barro e de galão não são os únicos tipos de filtro que existem. Outro bastante comum é o que fica acoplado a torneira da pia. Entretanto, ele não necessita de lavagens, pois infelizmente a manutenção dele é dificultada pelo fato de que não é possível observar suas reais condições.

Com isso, o único cuidado que ele precisa é a troca da vela de carvão, que pode ser feita mensalmente ou a cada dois meses, dependendo da qualidade da água.

Por fim, atualmente, existem opções de filtro que são bastante modernas. Também chamados de purificadores, eles são empregados em diversas casas e estabelecimentos. Nesses casos, por se tratar de uma máquina mais complexa, é preciso seguir as instruções individuais de cada fabricante.

Porém, independente de qual for o modelo, certifique-se de realizar a limpeza com o aparelho desligado, e tomar cuidado no manuseio.

Leia mais: Confira os 5 principais erros ao limpar a cozinha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação